5 passos para diagnosticar verrugas e outras lesões causadas por HPV

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Ginecologia Oncológica

Verrugas genitais e outras lesões causadas pelo HPV são extremamente comuns na população sexualmente ativa, portanto não tenha vergonha ou receio de procurar um médico para dar o adequado diagnóstico e tratamento.

Em geral, os exames realizados quando há suspeita de lesão induzida pelo HPV são:

Exame pélvico ou ginecológico: preferencialmente, não deve se limitar ao exame físico convencional com inspeção da genitália e coleta de Papanicolaou.

O exame mais indicado para pesquisa de lesões HPV induzidas é a COLPOSCOPIA, que permite a avaliação detalhada das lesões com uso de lentes especiais com vários aumentos e emprego de soluções que coram as áreas suspeitas. A identificação destas áreas à colposcopia é fundamental para a realização de biópsias dirigidas.

Exames de sangue: para pesquisar outras DSTs frequentemente associadas a verrugas genitais como gonorréia, sífilis e clamídia.

Exame anal: com o mesmo sistema de lentes usado para colposcopia, é possível avaliar o interior do ânus usando um dispositivo chamado anoscópio para investigar se há verrugas e se o aspecto destas, após teste com soluções, sugere infecção por HPV.

Pesquisa de HPV : mediante a coleta de secreção vaginal e/ou anal e sua análise em laboratório, é possível identificar se há infecção ativa pelo HPV e se o tipo de vírus é de alto ou baixo risco para o desenvolvimento de câncer.

Biópsia: consiste na remoção de um pequeno pedaço da área suspeita, do tamanho da ponta de um lápis, com uso de pinças ou pequenas incisões sob anestesia. O material é encaminhado para análise anatomopatológica, que identificará se há efeito citopático do HPV sobre o tecido extraído.

Todos os passos acima descritos para detectar lesões induzidas pelo HPV são praticados em nosso consultório. Se você acredita que pode ter desenvolvido verrugas genitais ou alguma outra lesão induzida pelo HPV, entre em contato conosco para informações sobre consultas e locais de atendimento.

@dracintiabatista