60% das brasileiras

tem deficiência de vitamina D

Por: Cintia Batista em 26/02/2024 Reduza seu risco de câncer

A hipovitaminose D é um grave problema de Saúde Pública no Brasil. Está relacionada a graves problemas de saúde como osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e CÂNCER DE MAMA.

Entenda os fatores que levam a essa deficiência e o que você precisa fazer para escapar desta estatística

  1. Baixa exposição solar

A vitamina D é produzida pela pele quando exposta à luz solar.

No entanto, muitas mulheres brasileiras têm baixa exposição solar devido à fatores como falta de tempo para atividades ao ar livre ou uso excessivo de protetor solar.

  1. Dieta inadequada

A vitamina D também pode ser obtida através da alimentação, mas muitas mulheres brasileiras não consomem alimentos ricos em vitamina D, como peixes, ovos e leite fortificado.

  1. Obesidade e Sobrepeso

O acúmulo de gordura corporal  pode afetar a absorção e o armazenamento de vitamina D no corpo, aumentando o risco de deficiência.

  1. Idade 

A capacidade do corpo de produzir vitamina D diminui com a idade, o que pode aumentar o risco de deficiência em mulheres mais velhas.

  1. Gravidez e lactação

Durante a gravidez e a lactação, as necessidades de vitamina D aumentam, mas muitas mulheres não recebem a quantidade adequada.

LEMBRE-SE: deficiência de vitamina D pode ser prevenida e tratada com a exposição solar adequada e a suplementação de vitamina D quando indicada pelo médico.

COMPARTILHE ESTE POST COM SUAS AMIGAS E CONTRIBUA PARA AMPLIAR A CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE E CONTROLE DE DOENÇAS.

Conclusão: as mulheres estão entre os grupos de maior risco de desenvolver essa deficiência de vitamina D, especialmente após a menopausa. As consequências para a saúde vão desde osteoporose e risco de fraturas, até aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer.

Mulheres, monitorem seus níveis de vitamina D, pratiquem atividade física e consumam alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos e ovos, ou suplementos vitamínicos, sob orientação médica. A exposição controlada à luz solar também ajuda na produção de vitamina D pelo organismo.

Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.

@dracintiabatista