Microondas e Risco de Câncer

você ainda vai utilizar o seu?

Por: Cintia Batista em 26/02/2024 Reduza seu risco de câncer

Você já ouviu falar que preparar alimentos no microondas pode aumentar o risco de câncer, não é ? Que tal seguir com a leitura deste texto e concluir você mesmo(a), com base em evidências científicas confiáveis, se isto é realmente verdade?

Vamos aos fatos : microondas são uma forma de radiação não ionizante, o que significa que não possuem energia suficiente para alterar a estrutura do DNA e, assim, causar câncer. Eles são seguros para uso doméstico e não apresentam risco significativo à saúde. 

E quanto ao BPA (Bisfenol) e Ftalatos?

O BPA e os ftalatos são compostos químicos encontrados em alguns plásticos e podem ser liberados em pequenas quantidades durante o aquecimento de alimentos no microondas. Alguns estudos sugeriram a relação entre estes compostos e surgimento de tumores (e por extensão, a associação entre alimentos no microondas e câncer) : 

1️⃣ Estudo publicado na revista “Environmental Health Perspectives” em 2012 avaliou mulheres com câncer de mama e verificou uma associação entre o risco aumentado de câncer e níveis elevados de ftalatos presentes no sangue das participantes.

2️⃣ Uma pesquisa de 2014, conduzida pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos, mostrou que o BPA apresenta efeitos carcinogênicos em animais de laboratório, mas ainda não há evidências suficientes para estabelecer uma relação direta com o câncer em humanos.

3️⃣ Outro estudo, publicado na revista “Cancer Research” em 2011, identificou uma associação entre exposição ao BPA e maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata em roedores, mas ainda são necessárias mais pesquisas para compreender a relação em humanos.

Ou seja, embora esses estudos apontem para uma possível associação entre BPA, ftalatos e câncer, é importante ressaltar que a relação causal direta em seres humanos ainda é objeto de estudo e debate na comunidade científica.

Além disso, estudos adicionais* demonstraram que os níveis de liberação destas substâncias são muito baixos e improváveis de causar riscos significativos à saúde. 

* publicados na revista “Food and Chemical Toxicology” e no “Journal of Food Science”,  que mostraram que os níveis de BPA e ftalatos liberados em alimentos aquecidos no microondas estão dentro de limites seguros estabelecidos por agências regulatórias.

De qualquer forma, valem as orientações para o uso seguro do microondas:

1️⃣ Utilize recipientes adequados: Prefira recipientes de vidro, cerâmica ou plásticos livres de BPA e ftalatos para aquecer alimentos no microondas.

2️⃣ Siga as instruções de segurança: Evite usar recipientes de plástico que não sejam próprios para uso no microondas, pois podem liberar substâncias indesejadas.

3️⃣ Verifique a qualidade dos recipientes: Certifique-se de que não haja rachaduras ou desgaste nos recipientes, pois isso pode facilitar a liberação de substâncias indesejadas.

Atualmente evito o preparo de alimentos no microondas por um motivo diferente da associação com câncer : o risco de uma comida pouco saborosa! E você? Compartilhe este texto com seus amigos!

Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.

@dracintiabatista