Se eu tivesse que eleger a pergunta mais recorrente no meu consultório de Oncologia, provavelmente seria esta.
Por câncer, entenda-se um grupo complexo e diversificado de doenças e há muitas razões pelas quais atualmente não existe uma cura definitiva para os diversos tipos de tumores malignos que conhecemos. Que tal refletirmos sobre algumas delas?
O CÂNCER PODE ASSUMIR VÁRIAS FORMAS
Um grande desafio no estabelecimento de uma cura é o fato de que o câncer pode assumir muitas formas diferentes, cada uma com seu próprio conjunto de características e comportamentos. O câncer pode surgir em diferentes órgãos e tecidos e, mesmo dentro do mesmo órgão, tipos distintos de câncer, com comportamento biológicos diversos, podem se desenvolver.
O CÂNCER É UMA DOENÇA ALTAMENTE ADAPTÁVEL
As células cancerígenas podem evoluir e sofrer mutações ao longo do tempo, tornando-se resistentes mesmo a tratamentos que foram eficazes no passado. Isso significa que, mesmo que um tratamento inicialmente funcione, eventuais recidivas ou crescimento do tumor necessitarão de novas linhas terapêuticas, uma vez que as células tumorais resistentes voltam a se multiplicar.
O CÂNCER É UMA DOENÇA CAUSADA POR MÚLTIPLOS FATORES
Trata-se de uma doença complexa que pode ser precipitada pela soma de vários fatores diferentes, incluindo genética, exposição ambiental, escolhas de estilo de vida e muito mais. A ciência busca uma cura para o câncer através de estudos que promovam uma compreensão profunda de todos esses fatores e, acima de tudo, como eles interagem uns com os outros.
ESPERANÇA E OTIMISMO
Apesar destes desafios, houve muitos avanços na compreensão da Biologia do câncer nos últimos anos e novas tratamentos promissores estão sendo incorporados à prática, principalmente Medicina de precisão, terapias-alvo e imunoterapia.
Embora uma cura definitiva para o câncer ainda não seja uma realidade, muitas pessoas são capazes de superar a doença por meio de uma combinação de tratamentos adaptados às suas necessidades específicas.
Posso dizer que ‘respiro’ Medicina há mais de 20 anos e este curto intervalo de tempo foi suficiente para que eu testemunhasse muitos casos de Câncer, antes incuráveis e letais, se transformarem em doenças tratáveis e controladas.
Paciente acometidos por certos tipos de câncer como o Melanoma, que ao final dos anos 90 não tinham chance real de sobrevida além de poucos meses ou anos, hoje levam uma vida normal ( e longa!) em remissão de doença graças à imunoterapia. Felizmente tenho vários pacientes nesta situação.
“Tudo é teoricamente impossível, até que seja feito.”
Robert A. Heinlein.
Somos um consultório de Oncologia e Cirurgia 100% vocacionado ao estudo do Câncer e a nossa missão é ampliar a consciência da população sobre as principais formas de reduzir o risco da doença trazendo informação médica baseada em Evidências Científicas. Navegue pelo nosso site e saiba mais.