O QUE É ?
A conização é uma ressecção cirúrgica em forma de cone de tecido anormal do colo do útero.
O tecido é enviado para um laboratório de anatomopatologia para que seja investigada a presença de câncer ou de alterações precursosas / pré-câncer, geralmente chamadas de displasiais cervicais ou NICs , que se não tratadas podem evoluir para câncer de colo de útero.
QUANDO É INDICADA ?
A conização deve ser indicada por médico especialista em Oncologia Ginecológica e Colposcopia, pois é a conduta de escolha quando o seguinte ‘tripé’ diagnóstico :
sugere câncer ou displasia cervical (NIC) grave.
Se o seu rastreamento para câncer de colo uterino foi inconclusivo, a despeito do ‘tripé’ citado, a conização pode ser indicada com finalidade diagnóstica.
ONDE É REALIZADA ?
A biópsia em cone é um procedimento ambulatorial (não precisa pernoitar) feito em centro cirúrgico ou hospital, preferencialmente sob anestesia local e sedação, para maior conforto e segurança da paciente.
COMO É O PÓS OPERATÓRIO ?
ALGUM CUIDADO ESPECIAL NO MEU PÓS OPERATÓRIO ?
Algumas atividades que devem ser evitadas até a consulta de retorno em quatro a seis semanas :
FICAREI COM PONTOS APÓS A CONIZAÇÃO?
Às vezes. Durante a cirurgia pode ser necessária sutura do colo uterino, mas na maioria das vezes é empregado apenas o tamponamento vaginal. O tampão vaginal é semelhante a um absorvente íntimo ou a um grande pedaço de gaze enrolado.
POSSO VOLTAR AO TRABALHO APÓS A CONIZAÇÃO ?
Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias ou quando se sentir confortável. No entanto, se o seu trabalho exigir levantar objetos pesados ou ficar em pé por horas seguidas, pode ser necessário estender o repouso por até duas semanas.
QUAIS OS RISCOS DE UMA CONIZAÇÃO?
Trata-se de um procedimento de menor porte e seguro, mas como toda qualquer cirurgia apresenta riscos tais como descritos a seguir :
A incidência de complicações está relacionada à experiência do seu oncoginecologista e à extensão da conização. Daí a importância da escolha de um profissional qualificado, que converse com você sobre a quantidade de tecido que precisa ser removido do seu colo do útero para tratá-la com segurança oncológica.
QUANDO SABEREI SOBRE OS RESULTADOS E ACOMPANHAMENTO ?
Os laboratórios de patologia em geral levam de três a quatro semanas para liberar o laudo anatomopatológico definitivo. Nós entraremos em contato com você tão logo resultado seja disponibilizado para programar seu tratamento subsequente e o acompanhamento.
A CONIZAÇÃO É UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS INDICADOS E REALIZADOS NA NOSSA PRÁTICA DE ONCOGINECOLOGIA