Os miomas são nódulos benignos que se desenvolvem no útero, compostos por tecido muscular e variando em tamanho, quantidade e localização. Estima-se que 80% das mulheres em idade fértil tenham miomas.
É UMA CONDIÇÃO EXTREMAMENTE COMUM.
No entanto, miomas de maiores dimensões, que causam dor, sangramento ou outros sintomas ou que – simplesmente – surgem repentinamente, a partir de exames anteriores normais, causam grande preocupação e medo na paciente.
PODE SER UM CÂNCER “OCULTO” OU SE TORNAR UM TUMOR MALIGNO?
Eis a verdade: miomas NÃO se transformam em câncer. Miomas são tumores benignos e não se tornam malignos com o tempo.
É importante não confundir miomas com câncer uterino – sarcomas ou câncer de endométrio – que são condições bem distintas e facilmente discerníveis pela sua apresentação clínica e pelos exames de imagem como ressonância magnética.
Porém, veja : embora sejam benignos, os miomas não podem ser negligenciados, pois podem causar sintomas graves, como sangramento menstrual intenso, dor pélvica, aumento do volume abdominal e pressão na bexiga. Algumas mulheres podem ter dificuldade para engravidar devido à presença de miomas.
Se você está preocupada com miomas ou apresenta sintomas, é importante consultar um Cirurgião Ginecológico.
O diagnóstico é feito por meio de exames como ultrassonografia, histeroscopia e ressonância magnética. O tratamento varia de acordo com os sintomas, a idade, os planos futuros de gravidez e outros fatores.
NEM TODOS OS CASOS PRECISARÃO DE INTERVENÇÃO CIRÚRGICA.
Porém, é preciso atenção : miomas não “viram” câncer, mas se você apresentou um nódulo ou massa uterina de grandes dimensões, com sangramento associado ou com rápido crescimento, consulte um especialista em Cirurgia Ginecológica ou Oncologia para diagnóstico diferencial com tumores malignos.
Somos um consultório de Cirurgia e Oncologia com mais de uma década de experiência em cirurgias pélvicas complexas. Agende sua consulta e programe sua cirurgia conosco clicando no link.