Após um achado suspeito ou confirmado de câncer do trato ginecológico ( preventivo alterado, massas pélvicas ovarianas, sangramento transvaginal anormal) é natural que a paciente tenha dúvidas sobre qual o especialista, com sua respectiva área de atuação, mais capacitado para cuidar do seu caso.
Portanto a despeito da maioria das suspeitas iniciais, como os exemplos acima citados, serem achados dos exames de rotina da mulher solicitados pelo seu Ginecologista, a suspeita de qualquer tipo de tumor em curso – benigno ou maligno – torna imperativa uma avaliação especializada de um Oncologista Ginecológico.
O Oncologista Ginecológico, além da formação basal em Cirurgia ou Ginecologia, se submeteu a uma Residência Médica posterior com treinamento em Cirurgia Pélvica Oncológica e assumiu o compromisso de viver o tratamento do Câncer, com toda a sua complexidade e dificuldades, como a essência de sua rotina e de sua prática médica. Por isso, são cirurgiões em geral dotados de mais experiência e a habilidades técnicas para tratar neoplasias – “skills”, termo usado em língua inglesa.
Estas habilidades ou “skills” são fundamentais e podem fazer a diferença entre ter uma doença controlada com a cirurgia ou ter uma cirurgia com complicações ou incompleta, comprometendo seu prognóstico e suas chances de cura. Isto porque as cirurgias oncológicas, diferente dos procedimentos realizados em condições benignas, frequentemente exigem ressecções estendidas para estruturas ou órgãos adjacentes, como o intestino e a bexiga.
É fato que tratar cirurgicamente tumores ginecológicos requer uma dissecção cuidadosa das áreas ao redor dos órgãos afetados, sendo imprescindível um longo treinamento para desenvolver as habilidades técnicas necessárias, além da Residência Médica em Ginecologia ou Cirurgia. Além disso, um Oncologista Ginecológico treinado em serviços de excelência transita na multidisciplinaridade que caracteriza o tratamento oncológico e trabalha em conjunto com a Oncologia Clínica ( Quimioterapia, Imunoterapia) e com a Radioterapia. Este especialista sabe a indicação e o momento precisos de se fazer a cirurgia – e também quando não fazer, se outros tratamentos trouxerem mais benefícios à paciente.
Somos um consultório especializado em Cirurgia e Oncologia Ginecológica. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho.