Você já escolheu seu especialista, seu plano de tratamento foi definido e agora está se preparando para a cirurgia.
É importante que alguns tópicos fiquem claros antes do procedimento, sendo natural – entretanto – que em um primeiro momento essas questões não surjam à mente, focada em obter unicamente o resultado final do controle da doença.
Sugerimos, portanto, um roteiro de perguntas que vão auxiliá-lo a compreender melhor o tratamento e prepara-se para o que está por vir:
1 – Qual o tipo de cirurgia recomendada ( total, parcial)? Os linfonodos e outros tecidos serão removidos? Por quê?
2- Em quanto tempo saberei os resultados do laudo de patologia? O que eles podem alterar no tratamento futuro?
3 – Como vou me sentir após a cirurgia?
4- Se eu tiver dor, como ela será controlada?
5 – Quanto tempo ficarei no hospital?
6 – Quais são as sequelas e alguns dos possíveis efeitos a longo prazo da cirurgia?
7 – Quanto tempo preciso ficar afastado do trabalho?
8 – Como a cirurgia pode afetar minha vida sexual?
Se todas estas perguntas e suas respectivas respostas estão claras para você, significa que você construiu uma boa relação com o seu cirurgião e que a comunicação entre vocês foi efetiva. Se não, significa que você não está totalmente informado e preparado para o seu procedimento. Lembre-se : cirurgia é coisa séria e não existe cirurgia “simples”, principalmente quando o assunto é investigação e tratamento do câncer.
Somos especialistas em Cirurgia e Oncologia e praticamos estas especialidades com empatia, responsabilidade e sem pressa. Por isso, todos os nossos pacientes vão para suas respectivas cirurgias devidamente informados sobre todos os aspectos do pré, intra e pós operatório.
Se você precisa de uma Cirurgia Oncológica e busca este tipo de atendimento, cujo foco é a resolução integral das dúvidas para a segurança do paciente, agende sua consulta conosco.