Colposcopia e HPV

A COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA É A MELHOR CONDUTA PARA O DIAGNÓSTICO DE LESÕES PRÉ-CÂNCER OU TUMORES MALIGNOS DO COLO UTERINO, VAGINA E VULVA

A colposcopia consiste no exame que associa a avaliação ginecológica convencional ao emprego de um aparelho chamado colposcópio, um intricado conjunto de luzes e lentes binoculares com vários aumentos, voltado à detecção e completa caracterização de lesões genitais de diversas etiologias. Não dói, podendo provocar no máximo um desconforto leve durante a aplicação de soluções como ácido acético e lugol, utilizadas para ressaltar as lesões.

SEU EXAME PREVENTIVO OU PAPANICOLAOU ESTÁ COM RESULTADO ALTERADO?

Como permite a detecção de lesões microscópicas e portanto invisíveis do exame ginecológico comum, a Colposcopia constitui a melhor ferramenta para o diagnóstico de lesões HPV induzidas e outras doenças genitais. E o exame indicado para pacientes cujo exame preventivo ou colpocitológico indica alterações suspeitas para neoplasia, pois somente a colposcopia permite a avaliação detalhada do colo do útero em todos os seus aspectos, bem como a realização de biópsias guiadas mediante a identificação precisa da área afetada do órgão.

BIÓPSIAS DO COLO UTERINO, QUANDO NECESSÁRIAS, SÃO REALIZADAS DURANTE A COLPOSCOPIA

Diferente do que muitas pacientes pensam, o colpocitológico ou papanicolaou, por si só, não é capaz de dar o diagnóstico definitivo de câncer do colo uterino ou do trato genital. E imprescindível a realização de biópsia da área suspeita, preferencialmente durante o exame de colposcopia. A biópsia consiste da retirada de pequenos fragmentos do colo uterino, vagina ou vulva com emprego de pinças especiais, permitindo que o tecido afetado seja submetido a uma análise histopatológica que indicará se há ou não a presença de câncer.

QUAL O MÉDICO MAIS INDICADO PARA REALIZAR MINHA COLPOSCOPIA?

A colposcopia deve preferencialmente ser realizada por médicos com Qualificação e Titulação na Área de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (PTGIC). A qualificação é obtida após a Residência Médica, mediante dedicação a extensa carga horária em Cursos de Especialização ou Pós Graduação na área.

A Titulação em PTGIC é conferida pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia após aprovação em rigorosa avaliação realizada anualmente durante o Congresso Brasileiro.

Visite www.colposcopia.org.br e consulte em lista de aprovados se o seu médico é qualificado para a realização de Colposcopias.

Oncologista e Cirurgiã com título em Colposcopia e Patologia do Trato Genital, a Dra. Cintia Batista utiliza em seus exames moderno aparelho de videocolposcopia, que permite às pacientes acompanharem em tempo real todas as etapas do exame através de um monitor de vídeo. As imagens são devidamente registradas em Banco de Dados do Consultório e utilizadas na emissão de laudos estruturados e impressos para seguimento e controle futuros.

Verrugas e outras alterações na genitália externa também podem ser avaliadas e diagnosticadas pela Colposcopia e Vulvoscopia

COMO A COLPOSCOPIA PROMOVE A SAÚDE GINECOLÓGICA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER ?

  • Realização de biópsias de lesões suspeitas durante a realização do exame ginecológico;
  • Avaliação de verrugas na região genital e perianal
  • Detecção precoce e rastreamento de lesões induzidas pelo HPV (papilomavírus humano);
  • Controle de lesões relacionadas ao HPV já tratadas anteriormente;
  • Seguimento após cirurgia, quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer ginecológico
  • Promoção de saúde genital e sexual em pacientes submetidas a tratamentos oncológicos prévios, bem como o controle de suas sequelas ( por exemplo, climatério precoce);
  • Emissão de laudos estruturados do exame de videocolposcopia, com registro fotográfico dos achados da avaliação ginecológica conforme as diretrizes da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia – permitido apenas aos médicos que, como a Dra. Cintia, são pós graduados e obtiveram Título de Qualificação mediante concurso.
@dracintiabatista