Entenda por que você precisa de um Oncologista Ginecológico
Você precisará de um Oncologista Ginecológico se durante a avaliação de rotina com seu Ginecologista ou Clínico houver suspeita ou diagnóstico confirmado de lesões pré-câncer ou tumores de qualquer uma das áreas do trato ginecológico. Se for este o caso, é altamente recomendado que o seu médico generalista ou ginecologista encaminhe toda e qualquer suspeita de câncer para avaliação de um especialista – ou, alternativamente, que a paciente busque por si própria esta avaliação.
Exame preventivo alterado e lesões ou massas pélvicas ao ultrassom são exemplos comuns de situações clínicas que demandam imediato encaminhamento para avaliação da Oncologia Ginecológica, pois trata-se da área de atuação da CIRURGIA ONCOLÓGICA que oferece uma abordagem integrada voltada ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de condições neoplásicas ou precursoras de câncer e tumores benignos e malignos do sistema reprodutor feminino. Entre as condições tratados pelo Oncologista Ginecológico incluem-se as displasias ou neoplasias intracervicais (NICs), câncer do colo do útero, câncer de ovário, câncer de endométrio, câncer vaginal, câncer vulvar, miomas ou massas pélvicas complexas e de grande volume.
Qual a diferença entre um Ginecologista e um Oncologista Ginecológico?
Na consulta com um Oncologista Ginecológico, você será avaliada por um médico que, além da formação inicial em Cirurgia ou Ginecologia (duração mínima de 3 anos), completou treinamento e Residência Médica na área de Cirurgia Pélvica Oncológica em Hospitais e Centros de Referência em tratamento do câncer ( mais três anos adicionais, no mínimo). O longo período de formação da Dra. Cintia Batista compreende um total de 12 anos e duas Residências Médicas, com foco total em Cirurgia e tratamento do Câncer.
Oncologistas Ginecológicos têm o tratamento do câncer como cerne da sua formação e da sua atividade cirúrgica praticada regularmente, dotando-os de mais experiência e capacidade técnica no tratamento de tumores ginecológicos quando comparados aos Ginecologistas em geral.
Leia também:
Você deve buscar uma Segunda Opinião para o seu Tratamento de Câncer?