As pacientes costumam chegar até um especialista em Oncologia Mamária após serem encaminhadas por seu Ginecologista ou Clínico, geralmente diante de achados novos nos exames de rotina das mamas. A auto-referência também é comum, isto é, independente de encaminhamento prévio, as pacientes procuram espontaneamente a consulta na especialidade porque desenvolveram um novo sintoma ou perceberam alguma alteração que as preocupa, como por exemplo : dor na mama, secreção expelida pelo mamilo, mamilos invertidos, irregularidades na pele, um nódulo ou protuberância na mama ou na axila. Todos esses sintomas podem e devem ser acessados por um especialista em Oncologia Mamária.
De fato, diante de qualquer um dos cenários clínicos citados acima, saiba que é imprescindível que você compareça a uma consulta em MASTOLOGIA, a fim de garantir que nenhum desses sinais ou sintomas está relacionado ao Câncer de Mama. Apesar de – felizmente! – a maioria das pacientes que apresentam sintomas mamários não ter câncer, estima-se que 1 em cada 20 mulheres com queixas e achados semelhantes será diagnosticada com tumores malignos.
Como posso me preparar melhor para uma consulta em Mastologia?
Uma das coisas mais importantes (e também difíceis!) é tentar manter a calma e evitar se preocupar excessivamente antes da sua consulta. Sabemos que é perfeitamente normal que a mulher, ao desenvolver sinais e sintomas na mama ou receber um Birads 3 ou 4, fique ansiosa em relação à possibilidade de câncer de mama, mas lembre-se: a grande maioria das pacientes não terá câncer.
No nosso consultório, damos o primeiro passo mediante uma consulta feita pela Dra. Cintia Batista, Cirurgiã Oncológica. A avaliação envolve uma história médica detalhada e, em seguida, um exame clínico, por isso recomendamos que esteja vestida para que a parte de cima possa ser removida facilmente. O sutiã também será removido para que os seios e as axilas possam ser examinados completamente.
Fora isso, os pacientes não precisam se preparar muito do ponto de vista físico, mas sim psicologicamente, pois devem estar cientes de que há uma anormalidade na mama e que todas as hipóteses devem ser consideradas, mesmo as mais graves. Pode ser útil trazer um(a) acompanhante para a consulta, a fim de obter apoio e melhor compreensão do caso.
O que a paciente pode esperar da sua consulta em Oncologia Mamária?
O objetivo primário da consulta é a avaliação clínica, na qual o cirurgião de mama – Dra. Cintia Batista – conversará longamente com a paciente. Será feito um histórico clínico, sua correlação com sintomas da mama e uma estratificação do risco individual de câncer de mama da paciente, levando em consideração dados como : idade, se a paciente usa pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal, o número de filhos, tempo de amamentação etc. Um histórico familiar também será feito. Em seguida, realiza-se um exame físico cuidadoso, para que ambas as mamas e axilas sejam examinadas com detalhes e em diferentes posições, a fim de avaliar sinais que possam ser câncer ou outra anormalidade na mama.
Após a consulta, podem ser necessários exames adicionais ou até mesmo a repetição dos exames anteriores (“second-look”), a fim de se estabelecer hipóteses diagnósticas mais acuradas. Os exames empregados na rotina da Oncologia Mamária são ( sem ordem de importância): Mamografia, Ecografia Mamária e Ressonância Magnética. Somente um especialista pode determinar qual ( ou quais) destes exames é indicado no seu caso, obedecendo ao seu histórico e às características de suas mamas ( densas, liposubstituídas etc).
Se a conclusão, após os passos descritos acima, for de que o achado mamário é ANORMAL ou SUSPEITO, será indicada uma biópsia por agulha. Este procedimento é realizado em clínicas especializadas de Radiologia e consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido da mama com uma agulha sob anestesia local, geralmente com orientação de ultrassom – pode também ser feita guiada por Mamografia ( estereotáxica) ou Ressonância Magnética.
Em quanto tempo saberei se é benigno ou maligno?
A paciente poderá, no mesmo dia da consulta de primeira vez, saber que seus achados são normais / benignos e ter a hipótese de câncer de mama afastada, desde que :
1) os exames trazidos para a consulta sejam recentes, adequados e bem executados (não é necessário “second-look” ou exames adicionais);
2) após o exame físico detalhado, a Dra. Cintia Batista chegue à conclusão de que nenhuma biópsia é indicada.
Este – felizmente! – é o caso da grande maioria das pacientes, pois aproximadamente apenas uma em cada dez pacientes em um Consultório de Mastologia precisará de uma biópsia. Para todas aquelas com achados benignos da mama será exigido seguimento semestral ou anual.
Quando a biópsia de mama for necessária, o material colhido será encaminhado a um Laboratório de Anatomopatologia indicado, onde serão realizados os exames pertinentes. No nosso consultório, mantemos contato estreito com o Laboratório e fazemos questão de discutir o caso com o colega Médico Patologista responsável pela análise, a fim de viabilizar uma adequada correlação clínica e promover a liberação do laudo definitivo o quanto antes.
O que fazer se o resultado da biópsia confirmar um diagnóstico de Câncer de Mama?
O momento do diagnóstico de um Câncer de Mama é obviamente muito difícil, por isso o seu resultado será o mais brevemente possível discutido em detalhes em consulta de retorno ( presencial ou virtual) com a Dra. Cintia Batista, que lhe explicará os próximos passos do tratamento, habitualmente cirurgia mamária ou quimioterapia.
Há muito apoio para pacientes com câncer de mama hoje em dia e conosco você jamais se sentirá desamparada! Nossas pacientes são tratadas em grandes Hospitais e Centros de Oncologia com apoio de equipes multidisciplinares de Oncologia Clínica, Enfermagem Oncológica, Nutrição e Psicologia, promovendo assistência integral para que você supere o quanto antes qualquer diagnóstico que encontrarmos no caminho.