CONSULTA PATOLOGIA DO TRATO GENITAL INFERIOR E COLPOSCOPIA

“Gostaria de agendar o EXAME de Colposcopia”

– esta  é uma das mensagens mais encaminhada pelas nossas pacientes.

A Colposcopia não é só um simples exame, em que você é posicionada na maca e troca o mínimo de informações necessárias com o médico e depois vai embora, com o resultado na mão para ser entregue a outro especialista. De fato, é muito mais do que isto e você vai entender por quê a seguir.

O exame de videocolposcopia é realizado através de um aparelho chamado videocolposcópio, que consiste em um sistema de lentes com diversos aumentos que permite o exame pelo examinador – e projeção em um monitor de vídeo – de todo o trato genital feminino : vulva, vagina e colo do útero .Os resultados são registrados, fotografados, impressos e entregues à paciente em uma pasta individualizada e usados como parâmetros fundamentais para comparação com exames futuros.

A videocolposcopia, portanto, é mais do que uma ferramenta de triagem ou rastreamento de câncer de colo de útero, pois permite: 

  • realização de biópsias de lesões suspeitas durante a realização do exame ginecológico; 
  • a detecção precoce e rastreamento de lesões induzidas pelo HPV (papilomavírus humano); 
  • controle de lesões relacionadas ao HPV já tratadas anteriormente;
  • seguimento após cirurgia, quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer ginecológico;
  • promoção de saúde genital e sexual em pacientes submetidas a tratamentos oncológicos prévios, bem como o controle de suas sequelas (por exemplo, climatério precoce);
  • emissão de laudos estruturados do exame de videocolposcopia, com registro fotográfico dos achados da avaliação ginecológica conforme as diretrizes da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

É o exame “chave” para o diagnóstico de câncer de colo de útero e lesões precursoras de câncer induzidas pelo HPV. Não à toa, existe no Brasil a Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, entidade médica que promove educação e titulação na área de doenças genitais com foco na detecção precoce do câncer de colo uterino – e,  SIMo seu “colposcopista” deve ter um Título de Qualificação* em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia emitido pela Associação Brasileira – ABPTGIC

* a formação em Colposcopia não é conferida pelo Curso de Medicina ou Residência Médica – é necessário dedicação e investimento adicionais em cursos de qualificação e Pós- Graduação, seguida de prova de título. 

A Dra. Cintia Batista é a única médica qualificada e titulada em Colposcopia em Brasília-DF que também é especialista  (tem Registro no Quadro de Especialidades do Conselho Federal de Medicina) em Oncologia e Cirurgia. Portanto, se o seu exame preventivo está alterado e o seu cenário clínico é de suspeita de câncer de colo de útero, em nosso consultório você terá a abordagem e cuidados ideais.

@dracintiabatista