Uma semana típica oferece várias oportunidades para apreciar uma (ou duas!) dose de bebida alcóolica, não é verdade?
Pois é. Eu vou mostrar para você que é bem mais fácil do que você imagina atingir uma ingesta pesada de álcool e – consequentemente – aumentar o seu risco de desenvolvimento de câncer.
Vamos começar entendendo o que representa “uma dose” e suas respectivas quantidades – cada uma delas contém cerca de 14 gramas de álcool.
1 copo de cerveja = 340 ml – 5% de teor alcóolico
1 taça de vinho = 142 ml – 12 % teor alcóolico
1 taça de vinho fortificado = 85 ml – 16- 23% teor alcóolico
1 copo de destilado ( gin, rum, tequila, cachaça, vodca, uísque) = 43 ml – 40 % teor alcóolico.
Você é do SEXO FEMININO e sua semana foi assim:
Segunda, quarta e quinta à noite você bebeu um taça de vinho
“Ao fim de um dia corrido, eu preciso relaxar um pouco”
Sua ingesta alcóolica semanal é MODERADA
⬇️
Na sexta, Happy Hour com os colegas de trabalho
Você ingeriu um copo de cerveja e três drinks / coquetéis à base de destilados (moscow mule, caipirinha, negroni etc)
“Que semana puxada, ainda bem que chegou o descanso”
Sua ingesta alcóolica semanal agora é de MODERADA-ALTA
⬇️
No Sábado, festa e jantar de aniversário
Você tomou um drink e duas taças de vinho
“Parabéns! Vamos comemorar”
E, portanto, encerra a semana com uma ingesta alcóolica total PESADA.
O objetivo aqui é despertar a CONSCIÊNCIA da quantidade de álcool que ingerimos, pois quanto menos álcool você ingerir, mais você reduz seu risco para câncera longo prazo. Fato.
Por outro lado, sabemos que nenhuma medida é 100% eficaz para se prevenir completamente contra o surgimento de neoplasias – nem se tornando abstêmio é possível “zerar”o risco. Então, para quem aprecia, moderação é a palavra de ordem quando se trata de bebidas alcóolicas.
A mais importante destas recomendações continua sendo LIMITAR a quantidade ingerida. Para mulheres, não mais que uma dose por dia; para homens o máximo seriam duas doses diárias. Uma dose é definida como :
Lembrando que esta é a definição de consumo moderado. Atenção redobrada para as mulheres em uso de terapia de reposição hormonal (TRH), pois o uso de hormônios em associação com o álcool pode resultar em risco adicional para câncer de mama ou outros tipos de tumores. Sugere-se que mulheres com risco aumentado para câncer de mama limitem ainda mais seu consumo, restringindo-se a 3 a 4 doses por semana.
Não deixe de compartilhar esta importante informação com sua família e amigos. Conscientização sobre fatores de risco de câncer e estratégias para reduzi-los é uma de nossas missões. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nosso trabalho em Oncologia e Cirurgia e obtenha informações sobre agendamento e locais de atendimento.
Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.