ÁLCOOL:

Limite o consumo para reduzir seu risco de CÂNCER no futuro.

Por: Cintia Batista em 26/02/2024 Reduza seu risco de câncer

Provavelmente você não sabia, mas, assim como o cigarro, o ÁLCOOL é uma das poucas substâncias pesquisadas cujo consumo está definitivamente relacionado ao AUMENTO DE RISCO de desenvolver câncer – e não é só de fígado…

A WHO – World Health Organization – conduziu uma pesquisa nos EUA que revelou que menos de um terço dos americanos reconhece o álcool como uma causa de câncer. No Brasil não é diferente.

O quê exatamente você bebe não importa, seja vinho, destilados, cerveja, coquetéis – de fato, é a QUANTIDADE de álcool consumida ao LONGO DO TEMPO, e não o tipo de bebida, que parece ser o fator mais determinante no aumento do risco.

Os sítios de neoplasias já relacionados ao consumo de álcool em estudos consistentes são : cabeça e pescoço, fígado, esôfago, mama e colorretal. Verificou-se que o risco aumenta proporcionalmente à quantidade e ao tempo de exposição, e é particularmente mais elevado para cânceres de laringe, esôfago e cavidade oral, devido ao efeito deletério do álcool atuando diretamente sobre os tecidos destes órgãos.

De acordo com um estudo publicado em agosto de 2021 no periódico LANCET, pelo menos 4% dos casos destes tipos de câncer diagnosticados em 2020 no mundo inteiro foram causados pelo CONSUMO DE  ÁLCOOL. Isso significa mais de 741.000 pessoas que desenvolveram tumores malignos devido a um hábito supostamente destinado a deixar as pessoas mais felizes… não faz sentido, não é?

Por isso, se você deseja reduzir seu risco de ter câncer no futuro, recomendo que faça uma honesta autorreflexão sobre a quantidade de álcool que consome por semana – mesmo que seja “apenas” aos fins de semana.

Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.

@dracintiabatista