Você consultará um Oncologista Ginecológico se durante a avaliação de rotina com seu Ginecologista ou Clínico houver suspeita ou diagnóstico confirmado de lesões pré-câncer ou tumores de qualquer uma das áreas do trato ginecológico – região genital (vulva e vagina), colo ou corpo do útero, trompas e ovários ou quaisquer lesões da pelve feminina.
Por definição, a Oncologia Ginecológica é uma área de atuação da Cirurgia Oncológica que oferece uma abordagem integrada voltada ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de condições neoplásicas ou precursoras de câncer e tumores benignos e malignos do sistema reprodutor feminino.
Entre as condições tratadas pelo Oncologista Ginecológico incluem-se as displasias ou neoplasias intracervicais (NICs), câncer do colo do útero, câncer de ovário, câncer de endométrio, câncer vaginal, câncer vulvar e massas pélvicas complexas ou de grande volume.
Leia também:
O que eu devo trazer para o meu primeiro encontro com um Oncologista Ginecológico?
A Oncologia Ginecológica é um campo de subespecialidade da Cirurgia Oncológica ou da Ginecologia que se concentra no diagnóstico e tratamento de tumores malignos do trato reprodutivo e genital feminino, bem como de condições não cancerosas complexas. São, portanto, profissionais que, além da formação inicial em Cirurgia ou Ginecologia, completaram Residência Médica e treinamento em regime de dedicação exclusiva na área de Cirurgia Pélvica Oncológica em Hospitais e Centros de Referência em Tratamento do Câncer.
Oncologistas Ginecológicos, portanto, têm o Tratamento do Câncer como cerne da sua formação e da sua atividade cirúrgica praticada regularmente, dotando-os de mais experiência e capacidade técnica no tratamento de tumores ginecológicos quando comparados aos Ginecologistas generalistas.
Leia também:
Tumores, cistos ou massas ovarianas: a importância da Oncologia Ginecológica
O Cirurgião Oncológico Ginecológico, além da formação basal de dois a três anos em Cirurgia Geral, estendeu o seu tempo de formação ingressando posteriormente em um novo programa de Residência Médica com duração mínima de mais três anos em Cirurgia Oncológica e assumiu o compromisso de viver o tratamento do Câncer (com toda a sua complexidade, dificuldades e multidisciplinaridade) como a essência de sua rotina e de sua prática médica.
Por isso, são cirurgiões em geral dotados de mais experiência e habilidades técnicas para tratar neoplasias – “skills”, termo comumente usado em língua inglesa.
Estas habilidades ou “skills” são fundamentais e certamente fazem a diferença entre ter uma doença controlada com a cirurgia ou ter uma cirurgia com complicações ou incompleta, comprometendo seu prognóstico e suas chances de cura. Isto porque as cirurgias oncológicas, diferente dos procedimentos realizados em condições benignas, frequentemente exigem ressecções estendidas para estruturas ou órgãos adjacentes, como linfonodos, peritônio, intestino e a bexiga.
De fato, tratar cirurgicamente tumores ginecológicos promovendo adequado controle oncológico requer uma dissecção e /ou ressecção cuidadosa das áreas ao redor dos órgãos afetados, sendo imprescindível um longo treinamento para desenvolver as habilidades técnicas necessárias, muito além da Residência Médica em Ginecologia ou Cirurgia Geral.
Além disso, um Cirurgião Oncológico Ginecológico treinado em Serviços de Excelência transita na multidisciplinaridade que caracteriza o tratamento oncológico e trabalha em conjunto com a Patologia, Radiologia, Oncologia Clínica (Quimioterapia, Imunoterapia) e com a Radioterapia. Por estes motivos, o Cirurgião Oncológico Ginecológico é o especialista mais adequado para avaliar neoplasias femininas e indicar o momento preciso de se fazer a cirurgia – e também quando não fazer, se outros tratamentos ou a conduta expectante trouxerem mais benefícios à paciente.
A Dra. Cintia Batista é membro da IGCS – International Gynecologic Cancer Society – cuja missão é melhorar o atendimento de mulheres com câncer ginecológico em todo o mundo por meio de educação, treinamento e conscientização pública. Desde 1985, a IGCS vem unindo o mundo na luta contra o Câncer Ginecológico, contribuindo para a prevenção, tratamento e estudo das neoplasias femininas, bem como a melhoria da qualidade de vida das mulheres que sofrem de Câncer Ginecológico em todo o mundo.
Leia também:
Sobre a Oncologia Ginecológica praticada em nosso consultório
Minha convicção: TODOS os aspectos da Saúde Ginecológica da paciente com Câncer são importantes