Mastologia

Você se preocupa com a saúde de suas mamas?


Qual mulher nunca experimentou dúvidas ou angústias sobre a saúde de suas mamas diante de:

  • Sintomas e alterações corporais comuns, como inchaço ou dores nas mamas;
  • Achados ou alterações em exames de rotina como ecografia mamária e mamografia
  • Grande disponibilidade de informações na mídia suscitando dúvidas sobre o que realmente representa risco para desenvolver doenças ou câncer
  • Mulheres do seu círculo familiar ou de amizades sendo acometidas por câncer em idade jovem

Nosso propósito engloba a resolução destas e de outras dúvidas a favor da qualidade de vida e da promoção de saúde integral, física e psíquica, de todas nossas pacientes.

A Mastologia é uma de nossas áreas de atuação dentro da Oncologia Cirúrgica, e por isso promovemos o rastreio, investigação e tratamento da neoplasia de mama, que corresponde à principal causa de câncer na população feminina.

Cerca de 1 em cada 8 mulheres será diagnosticada com Câncer de Mama ao longo da vida

O Câncer de Mama é o tipo mais comum de câncer na população feminina no Brasil e no mundo, sendo mais frequente a partir dos 50 anos. A estimativa é superior a 66 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

A boa notícia é que no campo da Oncologia, certamente o Câncer de Mama é um dos tipos de neoplasia que mais apresentou avanços em seus tratamentos e respectivos desfechos. Há uma grande, considerável probabilidade de recuperação se a doença for diagnosticada em um estágio inicial, justificando todos os esforços para a detecção precoce através de exames de rastreamento e diagnóstico tais como mamografia, ecografia mamária e ressonância magnética das mamas.

Para as pacientes cujos exames indicarem nódulos ou suspeita de tumores – benignos ou malignos – é mandatória a avaliação por um especialista em Oncologia ou Mastologia, para que as informações do laudo sejam associados ao exame físico e à anamnese, permitindo um adequado diagnóstico e definição de conduta e biópsia se necessário.

Lembre-se: os laudos de exames de mama não são definitivos e necessitam de correlação com o exame físico e história clínica da paciente. Por ser o câncer de mama o tipo mais comum de neoplasia a afetar a população feminina, é comum que achados benignos sejam interpretados de forma equivocada pelas pacientes, gerando angústia e sofrimento desnecessários.

Tenha em mente que cuidar da sua saúde emocional e mental também é fundamental : diante do achado de nódulos mamários aos exames, não deixe de consultar um especialista em Oncologia e Mastologia para recobrar sua tranquilidade diante dos resultados e saber a conduta médica adequada ao seu caso.

Leia também:
Nódulos mamários, e agora?
Tudo que você precisa saber sobre os Fibroadenomas da mama
O desafio do diagnóstico precoce – Câncer de Mama em mulheres jovens

@dracintiabatista