O trabalho noturno é uma realidade para muitas mulheres em todo o mundo, mas você sabia que pode estar relacionado ao aumento do risco de câncer de mama?
É inclusive listado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer – como fator de risco ocupacional, juntamente com outros agentes carcinogênicos.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, a exposição à luz artificial durante a noite pode interromper o ritmo circadiano natural do corpo, aumentando o risco de câncer de mama.”
Mulheres que trabalham em turnos noturnos por mais de 30 anos têm um risco 36% maior de desenvolver câncer de mama do que aquelas que nunca trabalharam em turnos noturnos, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.
Para minimizar os riscos, algumas medidas podem ser tomadas, como usar cortinas escuras ou máscaras de olhos para dormir em ambientes com luz, evitar exposição à luz forte durante a noite, manter uma alimentação saudável e realizar exames de rotina para detectar precocemente possíveis problemas nas mamas.
Mulheres da Saúde e da Segurança que trabalham em serviços noturnos representam grande parte do meu público atendido em consultório de Mastologia e Oncologia
Sempre advirto sobre os efeitos deletérios à saúde secundários à quebra ocupacional (constante e durante muitos anos consecutivos) do ciclo sono-vigília.
Por estes motivo, para minhas pacientes com risco genético aumentado ou já diagnosticadas com câncer, minha recomendação é que elas se abstenham em definitivo do trabalho em regime de plantões noturnos, buscando um reposicionamento de suas funções laborais, sem quebra do ritmo circadiano ( ciclo sono – vigília).
Você sabia da relação entre o trabalho noturno e risco de câncer de mama ? Responda nos comentários e compartilhe esta informação com suas colegas.
Somos um consultório de Cirurgia e Oncologia com atuação em Tumores Femininos e Mastologia. Clique no ícone e agende sua consulta.