Direto aos fatos: receber um diagnóstico de CÂNCER é uma das maiores angústias que alguém pode vivenciar.
Como uma estratégia de enfrentamento de situações difíceis, não há nada de errado em tentar olhar para o lado positivo de um resultado indicando suspeita ou diagnóstico de câncer, permanecendo otimista diante de tudo, mas às vezes esta positividade pode realmente se tornar TÓXICA.
Afinal, o que é positividade tóxica?
É manter uma perspectiva fixa positiva a ponto de negar suas próprias emoções ou as emoções dos outros. É uma crença de que não importa quão dolorosa seja uma situação ou quão difícil seja, um indivíduo deve manter a positividade e mudar sua perspectiva para ser feliz ou grato, INVALIDANDO OS SEUS SENTIMENTOS.
Entenda que é normal sentir tristeza, raiva, mágoa, desespero (ou qualquer outra emoção mais difícil) após o câncer.
Seja partindo de você mesmo(a) ou de outra pessoa, entenda por que negar tudo isso é um problema e como você pode evitá-lo.
A positividade tóxica reprime ou descarta emoções difíceis e “negativas” como raiva, tristeza ou qualquer outra que cause desconforto. Quando tais emoções surgem, você as reprime – de forma consciente ou não – insistindo que o “correto”, o certo a se fazer, é permanecer positivo(a).
Este movimento também por vir de fora, ou seja, sua família, amigos e pessoas em geral podem reduzir a complexidade dos seus sentimentos a falas simplórias do tipo: “Veja o lado positivo” ou “Pelo menos você descobriu cedo / tem plano de saúde etc etc …” para evitar dar espaço para você e para seus sentimentos.
Se o paciente oncológico dirigir um olhar mais atento sobre si mesmo pode até mesmo descobrir um sentimento de culpa sempre que essas emoções “ruins” surgirem, ou julgar a si mesmo pela negatividade que está experimentando.
Outro problema na vivência do luto e da dor que sobrevêm ao diagnóstico são as comparações. A imagem estereotipada dos pacientes oncológicos na mídia e no cinema, como pessoas de olhar cândido, resilientes e que encontram a redenção e a esperança na dor não correspondem à realidade que vivemos na Oncologia, acreditem. As aparências enganam e cada um lida com as coisas à sua maneira. Por isso, só porque alguém aparentemente está lidando com um momento difícil “melhor” do que você, não significa que você deva se comparar ou adotar a mesma atitude.
“Tudo acontece por uma razão.”
Mesmo que você realmente acredite nisto, é importante sentir e processar suas emoções a cada momento, em vez de racionalizá-las ou espiritualizá-las demais.
A positividade tóxica não abre espaço para a autocompaixão ou a empatia e cria obstáculos para processar traumas ou sentimentos de maneira adequada e eficaz. Você tem direito de viver suas emoções.
CÂNCER E A POSITIVIDADE TÓXICA
Minha recomendação a todos os pacientes oncológicos, principalmente os recém diagnosticados : procurem apoio psicoterápico e tenham a ajuda profissional e verdadeiramente qualificada para ajudá-los na travessia deste momento difícil, que é o enfrentamento do câncer.
Se este texto foi útil para você, compartilhe e deixe seu comentário sobre a positividade tóxica no cenário do diagnóstico e tratamento do câncer.