CANCEROFOBIA

como superar o medo da doença

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Pílulas de Oncologia

O medo do câncer é uma resposta natural e comum, pois o câncer pode ser uma condição muito grave e ameaçadora à vida. Você só não pode deixar que esse medo se torne desproporcional e prejudique o seu julgamento e suas escolhas em saúde.

Algumas medidas que podem te ajudar a superar a cancerofobia: 

Eduque-se

Aprender mais sobre o câncer pode ajudar a dissipar alguns dos mitos e equívocos que muitas vezes levam ao medo. Converse com seu médico, leia fontes confiáveis ​​de informação e procure grupos de apoio ou aconselhamento para ajudá-lo a entender melhor a doença e seu tratamento.

Concentre-se em hábitos de vida saudáveis: 

Adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente, boa  e evitar o consumo excessivo de tabaco e álcool pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer, além de melhorar a saúde e o bem-estar geral.

Pratique a atenção plena

Meditação, exercícios de respiração profunda ou outras técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar mental e emocional geral.

Procure apoio

Conversar com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental sobre seus medos e preocupações pode ajudá-lo a controlar sua ansiedade e a se sentir mais fortalecido.

Mantenha-se proativo

Exames e check-ups regulares de câncer podem ajudar a detectar o câncer precocemente, quando geralmente é mais fácil tratá-lo e curá-lo. Ao manter o controle de sua saúde, você pode se sentir mais no controle e confiante em sua capacidade de gerenciar possíveis problemas de saúde.

E o mais importante: embora o câncer possa ser uma doença grave, existem muitos tratamentos eficazes disponíveis e os avanços na pesquisa médica estão rapidamente melhorando nossa capacidade de DIAGNOSTICAR e TRATAR o câncer. 

Inspire-se e faça a sua parte para ter um vida saudável, gratificante e sem fobias.

Saiba mais sobre o nosso trabalho em Oncologia e Cirurgia  explorando o nosso site ou agendando sua consulta clicando no link.

@dracintiabatista