CINCO CONSELHOS essenciais

para pacientes recém-diagnosticados com CÂNCER

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Pílulas de Oncologia

O momento mais delicado da vida inteira de um paciente oncológico sem dúvida é o momento em que ele recebe o diagnóstico.Não precisamos tornar este momento ainda mais difícil, concordam?

Após mais de quinze anos de rotina médica diária em Cirurgia e Oncologia, tudo o que eu mais desejo é tornar a carga emocional que a doença traz consigo mais administrável, e para isso costumo sugerir as seguintes atitudes diante do diagnóstico de um câncer:

1- Você não deve a ninguém informações sobre sua doença e sobre seu tratamento. Compartilhe apenas com quem realmente vai fazer a diferença na sua jornada – cuidado com os curiosos de plantão!

2Mantenha contato com outros pacientes com o mesmo diagnóstico. Uma rede de apoio que sabe exatamente o que você está passando tem valor inestimável.

3Aceite e peça ajuda, o diagnóstico de câncer é uma barra muito pesada para se carregar sozinho(a).

4Aliás, alguns “amigos” não estarão lá para você após as mudanças que invariavelmente acontecerão da sua vida. E isto não tem nada a ver com você, nem é culpa sua.

5–  Escute os seus médicos e Oncologistas, e não pessoas aleatórias que acham que entendem de câncer porque viram alguma conduta milagrosa na internet ou são adeptas de teorias da conspiração.

Se você passou pela situação de receber um diagnóstico, seja de câncer ou de outra doença grave, compartilhe conosco aqui nos comentários os seus próprios conselhos. Eles podem ser úteis para quem está navegando pela primeira vez pelas águas turbulentas de uma doença recém-diagnosticada.

@dracintiabatista