Como saber se minha verruga genital é HPV?

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Ginecologia Oncológica

O surgimento de lesões genitais é sempre um transtorno e motivo de preocupação para as pacientes. Tais lesões, quando causadas por doenças sexualmente transmissíveis, podem assumir diferentes apresentações : verrugas, úlceras, bolhas.

Estima-se que 400.000 pessoas – a maioria delas no final da adolescência, em torno dos vinte anos – têm verrugas genitais todos os anos. O vírus que causa essas verrugas, o HPV, é a DST mais comum do mundo. Estatísticas americanas indicam 79 milhões de infectados por HPV. Existem muitos tipos diferentes de HPV e nem todos causam verrugas genitais.

COMO É O ASPECTO ? 

As verrugas do HPV se assemelham a pequenos caroços de coloração rósea ou branca, conferindo uma aparência de couve-flor. 

Em muitos casos, as verrugas podem até ser pequenas demais para serem visíveis. 

Em pacientes com um sistema imunológico suprimido, entretanto, as verrugas genitais podem se multiplicar em grandes aglomerados – condilomas.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas mais comuns são sangramento leve, sensação de queimadura ou desconforto, irritação genital.

QUANDO APARECEM ?

Algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais dentro de semanas após a infecção ou contato sexual. 

Muitas vezes, porém, pode levar meses ou anos para que as verrugas apareçam. Por esse motivo, pode ser difícil identificar quando você foi infectada.

Também é possível ter o vírus e não ter verrugas genitais. Além disso, você pode não saber que  tem verrugas quando elas não são visíveis, localizadas no colo uterino, na vagina ou no interior do ânus, por exemplo. Se você não tiver sintomas, pode infectar outras pessoas sem saber que está com vírus em atividade.

COMO TER CERTEZA QUE É HPV ? 

Somente um exame físico detalhado, realizado por especialista em Patologia do Trato Genital Inferior, é capaz de dar o diagnóstico correto de verrugas genitais causadas por HPV, sendo a 

COLPOSCOPIA uma ferramenta útil para diagnóstico e controle das lesões.

Somente o seu médico pode indicar os exames e testes necessários antes de instituir o tratamento. Não tente se diagnosticar pela internet ou usar medicamentos de “farmácia” – eles são inapropriados para a área genital e podem causar danos à sua saúde.

Somos um Consultório de Oncologia com Título de Qualificação em Doenças Genitais e Colposcopia. Se você está preocupada com verrugas genitais ou infecção pelo HPV, agende sua consulta clicando no link.

@dracintiabatista