Primeiramente, é importante frisar que, como não há tratamento para o vírus em si, as verrugas genitais HPV induzidas geralmente recidivam apesar do tratamento. O objetivo, portanto, não é a cura, mas sim dar maior conforto e alívio dos sintomas à paciente e reduzir a transmissibilidade.
De forma geral, divide-se o tratamento em métodos químicos e físicos. Os métodos químicos correspondem ao uso de medicamentos que são aplicados diretamente na pele afetada, tais como:
Importante : não tente tratar as verrugas genitais com removedores de verrugas vendidos sem receita. Esses medicamentos não se destinam ao uso na área genital.
Os métodos físicos englobam CIRURGIA ou excisão para remover verrugas maiores, verrugas que não respondem aos medicamentos ou, se estiver grávida, verrugas às quais seu bebê pode ser exposto durante o parto e incluem:
A escolha do método mais adequado depende de uma avaliação criteriosa por um médico especialista e leva em consideração aspectos como tamanho e localização das lesões (genitália interna ou externa), idade e história clínica e aderência ao tratamento.
Apesar de ser frequente, principalmente no início da vida sexual, e normalmente não estar associado ao aumento do risco de câncer, o surgimento de verrugas genitais exige que você procure atendimento médico especializado o quanto antes. Não se esqueça de passar esta informação adiante.
Para conhecer mais sobre o nosso trabalho em Patologia do Trato Genital Inferior e Tratamento de lesões HPV induzidas, agende sua consulta conosco clicando no link.