Nosso consultório em Oncoginecologia é voltado para o diagnóstico e seguimento de pacientes que testaram positivas para o HPV, ou que já tiveram lesões ou tumores causados pelo vírus, portanto esta é uma dúvida recorrente das pacientes*:
Devo tomar a nova vacina nonavalente contra o HPV? Meu parceiro também?
*a maioria já foi vacinada com a versão anterior da vacina, a tetravalente
A ‘nova’ vacina nonavalente, chamada de Gardasil-9, é uma evolução da vacina tetravalente já conhecida. Ela oferece proteção não apenas contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, mas também contra outros cinco tipos de vírus de alto risco de evolução para câncer (31, 33, 45, 52 e 58).
Isso significa uma proteção ainda mais abrangente contra os principais subtipos de HPV causadores de câncer de colo de útero, vulva, vagina, ânus e orofaringe.
A eficácia e a segurança da vacina nonavalente em diferentes populações já foram comprovadas, incluindo mulheres e homens ADULTOS
✅ que não preenchem os critérios para receber a vacina pelo SUS ( programa nacional de imunização)
✅ que já tiveram contato ou lesões induzidas pelo HPV
✅ que já receberam versões anteriores da vacina
E PARA QUEM JÁ POSITIVOU PARA O HPV OU TEVE LESÕES / CÂNCER causados pelo vírus, a vacina previne:
✅ novas infecções por HPV de subtipos em que ainda não houve contato
✅ a reativação do vírus em quem já é portador(a), pois ativa o sistema imunológico de forma mais eficaz do que a infecção em si.
Portanto se você deseja a máxima proteção contra o HPV e contra os tumores câncer de colo de útero, vulva, vagina, ânus e orofaringe, a vacina nonavalente é a melhor opção para você.
Converse com seu médico sobre os detalhes da prescrição da vacina nonavalente, principalmente se você já foi vacinada com a versão anterior. A Gardasil-9 está disponível em clínicas de vacina / imunização e em adultos necessita de prescrição médica para ser administrada.
Compartilhe este post com suas amigas e deixe seu comentário sobre a nova vacina e mais completa vacina contra o HPV.