Estão escondendo a CURA do CÂNCER?

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Pílulas de Oncologia

Uma ‘lenda urbana’ que circula há tempos afirma existir uma cura para o câncer, mas que está escondida por motivos financeiros.

Inclusive uma pesquisa norte-americana sugere que mais de um quarto dos americanos acredita que isto seja verdade incontestável (!), enquanto mais de 1 em 7 acredita que ‘pode ser’ verdade.

Uma lenda é exatamente isso: uma fantasia, algo que não existe no mundo concreto.

Você não vai sair deste post até entender os porquês disso – um a um!

Porque ninguém está procurando uma única cura para o câncer.

O câncer é um nome para um grupo de mais de 200 doenças distintas, com diferentes sítios, causas e manifestações clínicas – a enorme complexidade do câncer torna uma única cura incrivelmente improvável.

Ainda que cura única seja impossível, os recursos para curar muitas pessoas já existem, tanto que as taxas de sobrevivência ao câncer dobraram nos últimos 40 anos e continuam a melhorar.

Porque não seria lucrativo para a ‘Big Pharma’ esconder uma cura para o câncer.

Além da improbabilidade de uma cura universal para o câncer, também não faria o menor sentido, do ponto de vista econômico, escondê-la.

Mesmo que existisse este tratamento “bala de prata”, levaria décadas para testá-lo em cada tipo e estágio de câncer, consumindo grandes quantias de dinheiro. Pense bem: qual seria o benefício de esconder uma cura?

As grandes empresas farmacêuticas investem bilhões no desenvolvimento de novos medicamentos. Se alguma delas tivesse encontrado esta ‘bala de prata’ certeira, iria obviamente querer recuperar essas despesas comercializando o tratamento.

Porque não seria possível manter algo como uma cura para o câncer em segredo.

A escala desta operação ‘top secret’ seria inimaginável. Pense na enorme quantidade de pessoas envolvidas na pesquisa e fabricação da droga. Poderia esse número de pessoas realmente guardar o segredo da cura a sete chaves?

Um artigo bem interessante usa um modelo matemático para uma conspiração do gênero, e estima cerca de 714.000 pessoas sabendo de alguma coisa e cerca de 3,17 anos para alguém dar com a língua nos dentes.

Porque os pesquisadores do câncer querem criar novos tratamentos que ajudem as pessoas.

Muitas pessoas acreditam em uma conspiração da ‘Big Pharma’ porque as empresas existem apenas para ganhar dinheiro para seus acionistas.

Mas essas empresas não são anônimas, são formadas por pessoas de verdade, com valores e sentimentos . Sejam elas ricas, famosas, membros do conselho, o câncer afeta a todos. Quem estaria disposto a arriscar a própria vida ou de seus entes queridos escondendo novas terapias?

Porque somos todos humanos e todos temos o mesmo objetivo.

Para mim, sugerir ou afirmar que há algum tipo de conspiração para ganhar dinheiro atrasando uma cura para o câncer é um INSULTO e DESRESPEITO às pessoas que contribuem todos os dias para encontrar novas maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

Acredito, sim, que um dia poderemos acabar com o sofrimento causado pelo câncer.

Não por causa de uma droga milagrosa ou porque já existe uma cura secreta, mas porque centenas de milhares de pessoas estão trabalhando juntas todos os dias, e em todo o mundo, para encontrar novos caminhos.

@dracintiabatista