Cenas da vida real no consultório: pacientes angustiadas, pois receberam uma ligação da clínica de radiologia solicitando o retorno para repetir o exame de mamografia.Se você se submete a mamografias periódicas, é provável que já tenha acontecido com você.
Esta é situação muito estressante para as pacientes, não só pelo desconforto do exame, mas também pela idéia de que há alguma alteração, algo de “errado” no primeira mamografia que precisa ser melhor avaliado.
É preciso entender, entretanto, que esta convocação tem como objetivo obter imagens ou incidências adicionais para aumentar a acurácia do exame, que pode ser afetado por artefatos de posicionamento. Apenas isso. Para ter adequado valor diagnóstico, a mamografia deve atender alguns requisitos de execução que às vezes não são alcançados no primeiro exame.
Ou seja, a repetição do exame não significa que você apresentou alteração sugestiva de câncer de mama na primeira mamografia.Mamas densas ou mamografias de primeira viagem, por exemplo, podem levar o radiologista a tomar precauções extras ( solicitar incidências adicionais) ao interpretar o que muitas vezes acaba sendo um simples nódulo ou cisto benigno.
A grande MAIORIA das chamadas de retorno para repetir o exame de mamografia não resultam em um diagnóstico de câncer, portanto, FIQUE TRANQUILA!