“ Doutora, esse câncer foi meu marido / meu emprego / ressentimento que causou”.
Ouvir dos pacientes que estados emocionais foram os desencadeadores da doença é mais comum do que vocês imaginam. Principalmente quando o diagnóstico é Câncer de Mama.
O Instituto @oncoguia ( uma ONG de apoio aos pacientes com câncer) , revelou dados de uma pesquisa realizada em 2019 sobre o assunto e o resultado foi preocupante!
Segundo a pesquisa, 32% dos brasileiros dizem acreditar que o câncer é causado por TRAUMAS PSICOLÓGICOS – uma relação que NÃO EXISTE e que revela muita desinformação presente em UM TERÇO dos entrevistados!
Veja bem: não há evidências científicas que emoções negativas como estresse, mágoas, “guardar rancor” e raivas podem causar ou tenham relação direta com o câncer!
Como a pesquisa do Instituto @oncoguia indicou, trata-se de um MITO que reforça preconceitos sobre as causas da doença – principalmente quando falamos de câncer de mama.
Isso porque a “culpa” ou “castigo” recai ora sobre o paciente, por supostamente não ter lidado adequadamente com suas emoções; ora sobre terceiros (relacionamento conjugal ou familiar difícil, problemas no local de trabalho etc), criando assim um mentalidade tóxica que definitivamente não vai ajudar na superação da doença.
Por outro lado, sabemos que a saúde psíquica é fundamental para um vida feliz e para a manutenção de bons hábitos de vida que, a longo prazo, vão ajudar a prevenir o câncer – por isso incentivo todos os meus pacientes a cuidarem da dimensão emocional de preferência com apoio profissional – psicólogos, terapeutas …
Mas entenda: o câncer é uma doença multifatorial e você não deve colocar suas emoções, traumas ou mágoas nesta equação. portanto, carregue consigo esta convicção:
Não é culpa sua, nem de ninguém.
É preciso tirar o peso do diagnóstico das costas dos pacientes e familiares para que possam, fortalecidos – e não fragilizados por crenças tóxicas -, superar a doença!
O Câncer é uma doença multifatorial. Não é precipitada por um estado emocional, seja intrínseco ou ‘infligindo’ por outrem ou por uma situação externa. Faça a sua parte e compartilhe este texto com outras pessoas.