Situação comum no consultório de Mastologia : pacientes com câncer de mama ou condições benignas que exigem acompanhamento mais rigoroso afirmam
“Queria tirar tudo e colocar prótese”
pois desejam uma solução para sua angústia em relação ao retorno (ou surgimento) do câncer de mama.
O que eu explico para estas pacientes :
A mastectomia bilateral seguida de reconstrução não é como uma plástica mamária normal para implante de próteses.
É uma cirurgia muito mais complexa e com riscos de complicações e sequelas irreversíveis, pois modifica permanentemente a sua parede do tórax, e não só as mamas.
Mesmo para as pacientes com o tipo mais comum de Câncer de Mama diagnosticado (ductal), não há Evidência Científica para justificar mastectomia bilateral ( na mama doente e na saudável) de rotina :
A remoção da mama contralateral não diminui o risco de morrer do câncer de mama original .
A recomendação atual é de que a mastectomia profilática seja considerada apenas para mulheres com risco muito alto de câncer de mama devido a mutações genéticas hereditárias como BRCA1, BRCA2, dentre outras .
Para as mulheres com câncer de mama SEM MUTAÇÃO de alto risco, pode haver razões estéticas para considerar a cirurgia na mama contralateral.
Por exemplo, algumas mulheres podem escolher a redução da mama na mama contralateral para criar uma aparência mais uniforme com uma mama reconstruída.
Percebo que a Mastectomia Bilateral / Profilática no imaginário popular é encarada como uma espécie de “selo” definitivo de bravura e coragem.
Eu entendo que as mulheres estejam dispostas a sacrificar muita coisa em nome da sua saúde e da sua cura, no entanto o Conhecimento Científico evoluiu para provar que cirurgias mamárias complicadas e mutiladoras não trazem benefícios para maioria das pacientes e que devem ser conduta para casos excepcionais – e não a regra!
Se este conteúdo foi informativo para você, não deixe de compartilhar !
Saiba mais sobre nosso trabalho em Oncologia e Mastologia navegando em nosso site. Agende sua consulte ou programe sua cirurgia mamária conosco clicando no link.