Se você tem no mínimo 40 anos, deve ser lembrar da campanha televisiva promovida pelo Ministério da Saúde com a atriz Cássia Kiss promovendo o auto exame como medida eficaz da detecção precoce e aumento das chances de cura do Câncer de Mama.
Décadas de observação e estudo, entretanto, provaram que isto não é verdade, uma vez que ficou constatada a baixa efetividade e os possíveis efeitos deletérios associados a essa prática, por exemplo: mulheres que percebem seu autoexame como ‘normal’ acreditam estarem liberadas da realização rotineira da mamografia.
Atualmente, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o autoexame das mamas NÃO É RECOMENDADO como conduta a ser orientada às mulheres para rastreamento do câncer de mama.
“Entretanto, a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – permanece sendo importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas como acontecia com o método de autoexame”
Você sabia que o autoexame das mamas não é eficaz e não é recomendado como método de rastremento do câncer de mama? Não deixe de transmitir essa informação adiante para outras mulheres!