A menopausa precoce devido ao tratamento do câncer é uma situação clínica muito difícil, tanto física e emocionalmente, para as pacientes oncológicas, pois instala-se de uma forma mais repentina e causa sintomas mais graves do que uma menopausa natural, podendo durar vários anos ou melhorar com o tempo.
Alguns tratamentos contra o câncer podem causar uma menopausa precoce. Esses incluem:
Esta menopausa pode ser de caráter temporário ou permanente, e para o médico é difícil definir logo após o término do tratamento qual dos dois cenários é o caso, principalmente em pacientes submetidas a hormonioterapia ou quimioterapia. Há maior chance de ser permanente na faixa etária mais próxima da idade natural da menopausa; e mesmo para aquelas que já atravessaram esta fase, o tratamento pode trazer de volta alguns dos seus sintomas indesejados.
Os sintomas mais comuns são:
Sua fertilidade também pode ser afetada e você não poderá mais ter filhos naturalmente, a depender de fatores como idade ou tipo de tratamento instituído contra o câncer.
Há, também, o outro lado: algumas mulheres que experimentaram uma menopausa precoce ainda podem engravidar e necessitar de contracepção.
Todos os cenários acima, portanto, justificam uma avaliação e seguimento criteriosos por médico especialista em Oncologia e Ginecologia
Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho em Oncologia Feminina que realizamos em nosso consultório, com atenção a todas as fases do tratamento do Câncer, agende sua consulta clicando no link.