O desafio do diagnóstico precoce – Câncer de Mama em mulheres jovens

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Mastologia

Embora o câncer de mama em mulheres mais velhas seja muito mais comum (cerca de quatro em cada cinco casos são em mulheres com mais de 50 anos), estima-se que em torno de 7% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama tenham menos de 40 anos.

Esta situação clínica representa enorme desafio na prática da Mastologia e Oncologia, pois tumores de mama em mulheres mais jovens tendem a:

✅ ser mais agressivos e apresentar características de neoplasias de difícil tratamento; 

✅ ser diagnosticados em um estágios mais avançados, levando a pior prognóstico e menores taxas de sobrevida; 

Uma vez que a maioria das mulheres jovens NÃO FAZ exames regulares, quando diagnosticadas com câncer de mama a maioria delas (cerca de quatro em cada cinco) já apresenta um nódulo palpável na mama. 

Nódulos mamários geralmente são um sinal de câncer de mama em estágio 2 ou 3. Os estágios iniciais geralmente só podem ser detectados com exames de rastreamento tais como ecografia, mamografia e ressonância. 

(O estadiamento do câncer de mama é uma descrição de quanto o tumor cresceu e se espalhou). 

Lembre-se: o câncer de mama não pode ser completamente evitado, mas sim precocemente diagnosticado com maiores chances de controle da doença. 

Portanto mulheres jovens devem ter seu risco INDIVIDUAL avaliado em consulta com especialista em MASTOLOGIA e/ou ONCOLOGIA, a fim de definir QUANDO começar e QUAIS exames indicar, principalmente considerando os fatores de risco associados a cada paciente e sua história clínica e familiar. 

Somos um consultório de Cirurgia e Oncologia cuja área de atuação é também a Mastologia. Se você apresenta quadro suspeito ou confirmado de tumores mamários benignos ou malignos entre em contato conosco para informações sobre consultas e cirurgias.

@dracintiabatista