Se você ouviu por aí que os “hormônios” da soja podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama, este post é para você, que deve estar se perguntando:
Afinal, a soja é uma vilã ou uma aliada para a saúde das mulheres?
Esta discussão existe porque, assim como a linhaça, certos grãos, feijões, frutas e vegetais, a SOJA contêm substâncias químicas chamadas fitoestrógenos, que imitam o estrogênio no corpo.
Como altos níveis de estrogênio em mulheres estão associados a risco aumentado para câncer de mama, surgiu a hipótese de que o consumo dos fitoestrogênios da soja poderiam aumentar o risco de desenvolver a doença. Será mesmo?
Alguns estudos com cultivo de células mostraram que a soja poderia aumentar o crescimento de células cancerígenas 1 – algo que nunca foi provado em estudos com humanos.
Pelo contrário: muitos países asiáticos (onde as pessoas comem muita soja) têm baixas taxas de câncer de mama.Este aparente conflito incitou questionamentos sobre o verdadeiro papel do consumo da soja no risco de câncer de desenvolver a doença.
Outros estudos descobriram que uma dieta rica em soja e outros fitoestrógenos pode estar ligada a um menor risco de câncer de mama, enquanto outros não encontraram nenhuma ligação 2-7.
O fato é que estudos em mulheres asiáticas e asiático-americanas tendem a mostrar que o consumo aumentado de soja está associado a uma diminuição do risco de câncer de mama, mas estudos em mulheres não asiáticas tendem a não mostrar nenhuma ligação entre os dois.
Uma explicação para esta diferença está no fato de que as mulheres asiáticas tendem a comer mais soja ao longo de suas vidas (começando no início da vida) em comparação com outras mulheres 8-10.
O efeito PROTETOR verificado alguns estudos pode ser explicado pelo seguinte mecanismo : os fitoestrogênios presentes na soja, ao serem ingeridos, atuam BLOQUEANDO OS RECEPTORES do estrogênio natural, e com isso PROTEGEM as células dos danos causados pela exposição excessiva a este hormônio. As fibras e proteínas de alto valor nutritivo presentes na soja também exercem efeito protetor.
Além disso, os alimentos à base de soja não contêm uma quantidade suficiente de isoflavonas capaz de reproduzir os efeitos deletérios do estrogênio natural.
No entanto, é preciso ficar atenta ao consumo de SUPLEMENTOS industrializados de soja ou isoflavonas, pois estes sim carregam doses mais altas de fitoestrógenos. Já foi demonstrada uma correlação entre suplementos de soja/isoflavonas e risco aumentado de câncer de mama em mulheres com história pessoal ou familiar de câncer de mama e naquelas com desordens da tireóide.
Por isso converse sempre com seu MÉDICO ou NUTRICIONISTA antes de ingerir qualquer suplemento.
A conclusão é de que a evidência científica atual indica que a ingestão de soja não está ligada a um risco aumentado de câncer de mama,
Ainda não está claro se a ingestão de soja está ligada a uma diminuição do risco para o câncer de mama. Este tema segue em estudo.
Você já introduziu a soja na sua alimentação ? Conte-me nos comentários ! Compartilhe este texto com outras mulheres que buscam uma dieta e vida mais saudáveis.