O que você precisa saber sobre sua HISTERECTOMIA

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Ginecologia Oncológica

Você sabia que a histerectomia é a cirurgia feminina mais realizada em todo o mundo, perdendo apenas para a cesariana? 

Doenças benignas são responsáveis por 90% das indicações, ao passo que as doenças malignas representam apenas 10%. Se você precisa se submeter a uma histerectomia, está aguardando sua cirurgia ou simplesmente deseja saber mais sobre este procedimento, o texto abaixo foi preparado para esclarecer suas principais dúvidas.

O QUE É ?

A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero e quase sempre do colo do útero. Dependendo da indicação da cirurgia, pode envolver a remoção de órgãos e tecidos circundantes, como as tubas uterinas e os ovários. 

QUAIS OS TIPOS DE HISTERECTOMIA ?

O tipo de histerectomia indicada dependerá do seu diagnóstico ( condição benigna vs. câncer). Somente após criteriosa avaliação médica é possível determinar se suas tubas uterinas, ovários ou tecidos adjacentes precisam ser removidos.

  • Histerectomia total:Remoção do seu útero e colo do útero, mas deixando seus ovários;
  • Histerectomia subtotal:Remoção apenas da parte superior do útero ( corpo), enquanto deixa o colo do útero;
  • Histerectomia total com salpingo-ooforectomia bilateral:Remoção do útero, colo do útero, tubas uterinas (salpingectomia) e ovários (ooforectomia). Se você ainda não experimentou a menopausa, a remoção dos ovários iniciará os sintomas do climatério de forma abrupta;
  • Histerectomia radical com salpingo-ooforectomia bilateral:A remoção do útero, colo do útero, trompas de falópio, ovários, a parte superior da vagina e alguns tecidos circundantes e gânglios linfáticos. Este tipo de histerectomia é realizado quando há diagnóstico de câncer ginecológico.

QUANDO A HISTERECTOMIA É INDICADA ?

Algumas das principais indicações são:

  • Sangramento vaginal anormal ou intenso que não é controlado por outros métodos de tratamento;
  • Dor intensa com a menstruação que não é controlada por outros métodos de tratamento;
  • Leiomiomas ou miomas uterinos (tumores não cancerosos);
  • Dor pélvica intratável relacionada ao seu útero;
  • Prolapso uterino (útero que “caiu” no canal vaginal devido a músculos de suporte enfraquecidos) que pode levar à incontinência urinária ou dificuldade com os movimentos intestinais;
  • Câncer do colo do útero, do corpo do útero ou outros achados precursores de tumores ( risco aumentado de câncer);
  • Anormalidades no revestimento do útero, como hiperplasia, pólipos uterinos recorrentes ou adenomiose.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ?

É realizada em regime de internação hospitalar sob:

  • Anestesia geral, na qual você não ficará acordado durante o procedimento  e/ou
  • Anestesia regional (também chamada de anestesia peridural ou raquidiana), na qual os medicamentos são infundidos próximo aos nervos da região lombar para “bloquear” a dor enquanto você estiver acordada.

Seu cirurgião determinará o tipo de histerectomia que você precisa e o melhor método cirúrgico (via de acesso) para realizá-la, que poderá ser por via : vaginal, laparoscópica, robótica ou abdominal.

QUANTO TEMPO DURA A HISTERECTOMIA?

O procedimento dura de uma a três horas. O tempo pode variar conforme a extensão da cirurgia (ressecção em bloco de tubas e ovários), do tamanho do útero, da existência de cicatrizes ou aderências de cirurgias prévias e da necessidade de ressecar focos de endometriose ou tumores adjacentes.

VANTAGENS DA HISTERECTOMIA 

A histerectomia pode devolvê-la sua qualidade de vida, principalmente se você sofre de dor pélvica constante ou sangramento intenso e irregular. Se você tem diagnóstico de Câncer ginecológico, a histerectomia adequada feita por um Cirurgião Oncológico será crucial para a sua cura.

DESVANTAGENS DA HISTERECTOMIA

Trata-se de uma cirurgia de grande porte com uma longa recuperação. Dependendo da extensão da histerectomia você pode entrar na menopausa e experimentar sintomas acentuados . Você também não poderá mais gestar após o procedimento. Há risco de complicações :

  • Sangramento e formação de coágulos;
  • Infecção, abscessos abdominais, sepse;
  • Obstrução intestinal;
  • Abertura de pontos, suturas internas ou da parede abdominal;
  • Lesão do trato urinário;
  • Questões relacionadas à anestesia.

Importante ressaltar que, apesar de raro, estas complicações podem levar a sequelas permanentes.

QUANTO TEMPO PARA EU ME RECUPERAR DE UMA HISTERECTOMIA?

A maioria das pacientes estará recuperada em cerca de quatro a seis semanas. Isto depende do tipo de histerectomia realizada e de qual via de acesso foi realizada. A recuperação de uma histerectomia vaginal ou laparoscópica leva menos tempo do que a recuperação de uma histerectomia abdominal.

Você deve aumentar sua atividade gradualmente e prestar atenção em como se sente. Se algo lhe causa dor, você deve parar. Converse com seu médico sobre instruções específicas para se recuperar em casa, incluindo quais medicamentos tomar.

RECOMENDAÇÕES PÓS HISTERECTOMIA 

– É normal sangramento vaginal leve por uma a seis semanas;

– Não levante objetos pesados ​​ por pelo menos quatro a seis semanas;

– Não coloque nada na vagina por quatro a seis semanas ou conforme indicado pelo seu médico;

– Não faça sexo por seis semanas após a cirurgia;

– Lave a incisão com água e sabão durante o banho (os pontos não precisam ser removidos, pois se dissolvem em cerca de seis semanas). Não é obrigatório o uso de curativos sobre as incisões;

– Você pode dirigir cerca de quatro semanas após a cirurgia abdominal ou quando não estiver mais necessitando de remédios para dor. Se você fez uma histerectomia vaginal ou laparoscópica, pode começar a dirigir em uma a duas semanas;

-Retome sua rotina de exercícios em quatro a seis semanas, dependendo de como você se sente;

– Normalmente, você pode voltar ao trabalho em quatro a seis semanas, dependendo do tipo de trabalho que faz.

COMO VOCÊ SE SENTIRÁ APÓS SUA HISTERECTOMIA: 

Fisicamente

Seus ciclos irão cessar. Você poderá se sentir inchado e ter desconforto abdominal que normalmente melhora com medicações simples. É normal ter sangramento vaginal leve ou corrimento marrom escuro por cerca de quatro a seis semanas após a cirurgia.

Você pode sentir local da incisão : desconforto, vermelhidão, hematomas, inchaço, coceira ou queimação que desaparecerão em quatro a seis semanas.

É normal ter cicatrizes, tanto interna quanto externamente. As cirurgias laparoscópicas causarão cicatrizes menores e menos visíveis que as abdominais.

Se seus ovários permanecerem, você não deve experimentar efeitos relacionados a hormônios. Se seus ovários foram removidos com o útero antes da menopausa, você pode sentir os sintomas que geralmente ocorrem na menopausa, como ondas de calor. Seu médico pode prescrever terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas da menopausa.

MINHA BARRIGA / ESTÔMAGO VAI FICAR ALTO APÓS UMA HISTERECTOMIA?

Inchaço ou gases após a cirurgia são normais e podem levar várias semanas para desaparecer. Realizar certos exercícios, compressa quentes ou ajustes na dieta podem ser úteis.

Emocionalmente

As reações emocionais a uma histerectomia variam e dependem do quanto você estava preparada e orientada para a cirurgia, do motivo da cirurgia e se o problema foi tratado.

Algumas pacientes relatam uma sensação de perda, mas essas reações emocionais geralmente são temporárias. Praticamente todas as nossas pacientes entendem que a  histerectomia melhora sua saúde e bem-estar ou até mesmo salvou a sua vida.

Seja para condições benignas, como massas pélvicas ou miomas, seja para tratamento do câncer,  a HISTERECTOMIA é uma das cirurgias mais realizadas pela nossa equipe, com expertise e segurança. Agende sua consulta e programe sua cirurgia conosco clicando no link.

@dracintiabatista