Quando e como é feita a biópsia do colo uterino?

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Ginecologia Oncológica

A biópsia de colo uterino está indicada quando há achados suspeitos ao exame de colposcopia, sendo em geral indicada e realizada em pacientes que já apresentam alterações em seus exames preventivos de rotina : ASC-US, ASC-H, displasias cervicais ou NICs, carcinomas, entre outros achados.

Ou seja, se o seu exame preventivo ou Papanicolaou apresentou algum dos achados anormais citados acima, o seu Ginecologista deve referenciá-la para um especialista em Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior, para avaliação mais detalhada do colo uterino. Se à colposcopia o médico identificar um achado MAIOR, durante o próprio exame será realizada a remoção de pequenos fragmentos da área indicada como suspeita, com uso de pinças delicadas – esta é a BIÓPSIA do colo uterino. O procedimento é rápido, simples, praticamente indolor e costuma provocar sangramentos mínimos que remitem espontaneamente.

Se você necessita de investigação para alterações suspeitas para câncer no colo uterino, certifique-se que o médico que fará a sua Colposcopia tem a formação técnica necessária ( atuação em Oncologia e Título em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia) e que o consultório dispõe da estrutura, materiais e TEMPO entre as consultas necessários para a realização de biópsias de colo uterino, e não apenas para a coleta do material cervico-vaginal para exame preventivo. 

A colposcopia realizada de forma sistemática quando indicada, com biópsia oportuna, faz toda a diferença no rastreamento de câncer de colo uterino ao permitir o diagnóstico preciso de NICs ou displasias cervicais, que são lesões precursoras .

Não deixe de compartilhar este conteúdo com suas amigas!

Se você precisa investigar lesões suspeitas para câncer em colo uterino, entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso consultório, estruturado para realização de exames de Videcolposcopia e biópsias com conforto e expertise.

@dracintiabatista