Quase todas as mulheres já experimentaram alterações no ciclo menstrual. Apesar de ser normal em algumas fases da vida, como na adolescência e na perimenopausa, este sintoma pode causar muita preocupação para as pacientes. No entanto, é importante frisar que o sangramento transvaginal causado por câncer ginecológico tem características distintas das alterações menstruais comuns na mulher em idade fértil.
Na realidade, a irregularidade ou alteração no ciclo menstrual, por si, raramente é um sinal de câncer. A mulher em idade fértil pode apresentar sangramento por diversas condições benignas como hipotireoidismo, endometriose, miomas e pólipos uterinos.
No entanto, fique ATENTA a alguns SINAIS DE ALERTA. Saiba que existem situações em que o sangramento pode não ser de natureza “menstrual”, mas sim representar um sintoma de algum tipo de câncer ginecológico , principalmente câncer de colo de uterino e câncer de endométrio. Estas situações estão listadas a seguir :
✅Sangramento atribuído a condições benignas ( sangramento uterino disfuncional, miomas etc) que persiste mesmo após várias tentativas de tratamento
✅Sangramento que acontece durante ou após as relações sexuais;
✅Sangramento em mulheres que já estão na menopausa (sem menstruar) há cerca de um ano – ou de forma geral, em mulheres acima dos 50 anos, independente de estar fazendo reposição hormonal ou não
✅Sangramento em mulheres tratadas de câncer de mama que estejam em hormonioterapia- uso de tamoxifeno, anastrozol
Em qualquer destas situações acima, você deve procurar um médico especialista o quanto antes, pois é imprescindível o exame ginecológico detalhado e a solicitação de exames complementares.
Se você está apresentando sangramento “fora” do seu ciclo e identificou alguma das situações acima descritas que pode colocá-la e risco aumentado de neoplasias ginecológicas, agende sua consulta conosco clicando no link.