Os sarcomas de partes moles são tumores malignos raros nos tecidos que sustentam e envolvem seus ossos e órgãos: músculos , tendões ou gordura .
É possível desenvolver sarcomas de tecidos moles em qualquer lugar, mas eles geralmente surgem nos braços, pernas, tórax e no espaço atrás da cavidade abdominal (retroperitônio).
São tumores raros – apenas 1% de todos os cânceres em adultos
Como são os sarcomas?
Um sarcoma de tecidos moles na perna ou no braço pode parecer um nódulo sob a pele, semelhante a caroço ou inchaço que você obteria ao bater a perna ou o braço contra um objeto duro como, por exemplo, o canto de uma mesa.
A diferença é que os sarcomas de tecidos moles podem aparecer de forma insidiosa, isto é, não cursam com dor ou inchaço agudos e não estão associados a feridas, machucados ou hematomas na pele, como é o caso de lesões traumáticas ou ‘pancadas’. O aspecto do sarcoma comumente é de um abaulamento que só é visível quando assume maiores dimensões, pois eles surgem dos tecidos moles mais profundos à pele.
Os sarcoma inclusive também podem se desenvolver dentro do abdome, como a parte de trás da barriga ( retroperitônio) ou na gordura que reveste os órgãos – o problema é que, nestes casos, só dão sintomas quando muito avançados e volumosos.
Como é feito o diagnóstico de sarcomas ?
O diagnóstico é feito mediante exame físico e de imagem : Raio X , Tomografia computadorizada, Ressonância magnética, PET-scan, Ultrassom .
E A ETAPA DIAGNÓSTICA MAIS IMPORTANTE: Biópsia.
Deve ser coletada uma amostra da área acometida, geralmente extraída por agulha, que um patologista médico examinará ao microscópio.
O patologista pode fazer vários testes – anatomopatológico e imunohistoquímica – para identificar o tipo, estágio e grau do sarcoma.
A partir da determinação das características do tumor após a biópsia, é possível para o seu oncologista determinar a agressividade biológica do tumor : se provável que a lesão cresça lentamente, ou que cresça de forma mais rápida com risco de metástases.
Quais os tratamentos disponíveis para os sarcomas ?
Os tratamentos a serem prescritos dependem de fatores como o tipo de tumor, onde está localizado e o estágio, e podem envolver uma associação de várias modalidades:
Felizmente os sarcomas são tumores raros – na maioria das vezes, nódulos ou tumefações na pele serão simples lipomas ou nódulos de gordura.
No entanto, diante de qualquer alteração, tumefação ou processo expansivo em seus membros ou abdome, procure imediatamente um especialista em Cirurgia e Oncologia para diagnóstico diferencial com condições benignas como lipomas.
Somos um consultório especializado em Cirurgia e Oncologia com mais de uma década de experiência. Para saber mais sobre nossa atuação no diagnóstico e tratamento de sarcomas e tumores de partes moles, agende sua avaliação.