A “Scan Anxiety” é uma condição psicológica que se refere à ansiedade e preocupação que os pacientes oncológicos sentem antes, durante e depois dos exames de imagem, como tomografias e ressonâncias magnéticas – que são as principais ferramentas utilizadas para saber se a doença está controlada ou não.
A “Scan Anxiety” é motivada principalmente pela incerteza e pelo medo de receber resultados ruins que indiquem retorno ou progressão do câncer.
Além disso, o próprio contexto hospitalar, com os aparatos de exames e procedimentos podem ser ‘gatilhos’ para o paciente reviver os traumas e desconfortos experimentados durante o tratamento.
A própria espera pelo processamento e liberação dos resultados também pode contribuir para a ansiedade.
Estima-se que até 80% dos pacientes oncológicos experimentem algum nível de ansiedade relacionada aos exames de imagem.
Esse fenômeno é normal e compreensível, mas pode afetar a qualidade de vida dos pacientes e deve ser abordado e discutido durante o acompanhamento clínico.
É fundamental conversar com o médico e com a equipe assistente sobre as preocupações e medos relacionados aos exames e sua correlação com a anamnese e avaliação física mais atuais.
Desenvolver um alto grau de consciência e CONHECIMENTO sobre a doença e suas causas é de grande utilidade para que os pacientes lidem melhor com a ansiedade durante os exames.
Por exemplo, entender em termos simples como a fisiopatologia da doença funciona já pode eliminar muitos receios infundados em relação ao seu retorno e progressão.
Acompanhamento psicológico também é uma opção para aqueles que precisam de apoio emocional adicional ou que apresentam traumas relacionados a tratamentos oncológicos que culminaram com maior morbidade ou incapacidade.
Sabemos que não é possível eliminar por completo a “Scan Anxiety” – afinal, a expectativa pelos resultados sempre estará lá! – mas existem algumas estratégias simples que podem ajudar, como se distrair com música ou livros durante as etapas dos exames e ter um amigo ou familiar presente para fornecer suporte emocional.
Para alguns pacientes, pode ser útil fazer exercícios de respiração profunda ou outras técnicas de relaxamento antes e durante os exames. Essas técnicas podem ajudar a reduzir a ansiedade e tornar o processo mais tolerável.
Não tenha medo de falar com sua equipe médica sobre sua ansiedade em relação aos exames.
Eles podem esclarecer mal entendidos sobre a doença e sua possibilidade de retorno e ajudá-lo(a) a lidar com a “Scan Anxiety”, tornando a sua rotina de seguimento oncológica menos assustadora.
Responda nos comentários: você já ficou ansioso(a) em relação a algum exame de acompanhamento pós tratamento do câncer ? Compartilhe esta página com outros pacientes oncológicos para que eles saibam que não estão sozinhos em sua ansiedade em relação aos exames e que há meios de superá-la !
Somos um consultório especializado em Oncologia e Cirurgia e atuamos na fase de investigação, de tratamento e de acompanhamento. Clique no link e agende sua consulta.