Você sabia que o câncer é uma doença genética, e que inclusive é a doença genética humana mais comum? Sim, pois a transição de uma célula normal para um câncer maligno é impulsionada por alterações no seu material genético conhecidas como MUTAÇÕES.
Ou seja, para que uma célula cancerosa se desenvolva e um tumor maligno surja é necessário que mutações aconteçam em genes que controlam QUANDO e QUANTO as células se dividem.
Mas, ao contrário do pensamento corrente, a grande maioria destas mutações é adquirida ao longo da vida, e não herdada de seus pais ou antepassados. Por isso, continue a leitura e veja que está nas suas mãos, e não necessariamente no seu destino ( ou código genético) reduzir as suas chances de ter câncer ao longo da vida
O que causa essas mutações genéticas?
O fato é que os processos naturais e fisológicos do corpo geram moléculas que danificam o DNA e causam mutações.
No entanto, nossas células desenvolveram kits de reparo para corrigir mutações e prevenir o desenvolvimento do câncer.
Infelizmente à medida que envelhecemos mais moléculas deletérias ao DNA são produzidas e menos eficazes são os mecanismos de reparo.
Ambiente e Estilo de Vida
Os raios ultravioleta do sol, cigarro, obesidade, sedentarismo são apenas exemplos de fatores que exacerbam o dano ao nosso DNA, aumentando o risco de nossas células contraírem mutações genéticas.
Nossas células podem reparar muitas das mutações causadas pelo ambiente e estilo de vida, mas a exposição contínua, por um longo período de tempo, pode causar mais danos do que nossas células são capazes de reparar ou suportar. E é aí que surgem as mutações genéticas que podem causar câncer.
E o que podemos fazer para evitar essas mutações genéticas e reduzir o risco de câncer?
Adote um estilo de vida saudável
Alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e alimentos naturais
Prática de atividades físicas e controle do peso.
Proteja-se das agressões do ambiente
Use protetor solar, e evite a exposição excessiva aos raios ultravioleta
Não fume e limite o consumo de álcool
Cuidado com a exposição ocupacional a substâncias químicas e à radiação
Consultas e exames médicos regulares
Siga as orientações de rastreamento para câncer de acordo com sua idade, histórico pessoal e familiar.
Em suma, o CÂNCER é uma doença genética porque todas as células tumorais carregam alterações nos seus genes, mas a maioria delas não é herdada, e sim adquirida ao longo da vida, principalmente devido a fatores ambientais e estilo de vida.
Se este texto foi interessante para você, compartilhe ou deixe seu comentário.
Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.