Tudo que você precisa saber sobre os FIBROADENOMAS da mama

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Mastologia

O fibroadenoma é o tipo mais comum de nódulo mamário benigno e, sem dúvida, um dos principais motivos de preocupação para as pacientes no consultório de Oncologia e Mastologia. 

Uma informação crucial para devolver a tranquilidade às mulheres é a de que é extremamente raro o achado de câncer de mama associado a fibroadenoma. 

Se você foi diagnosticada com fibroadenomas ou nódulos mamários benignos, não deixe de ler atentamente à série de perguntas e respostas abaixo.

1- O que é um fibroadenoma?

É o tipo mais comum de nódulo mamário benigno, constituído de tecido fibroso e glândulas mamárias. É extremamente raro o achado de câncer de mama associado a fibroadenoma.

2- Quais são os tipos de fibroadenomas?

Os fibroadenomas seguem um espectro de alterações no tecido de sustentação da mama.

Os fibroadenomas simples são os mais comuns, não tendem a aumentar o risco de câncer de mama e podem ser acompanhados.

Existem, entretanto, outras alterações benignas do tecido de sustentação da mama, como fibroadenomas complexos e tumores filoides benignos, que necessitam de tratamento cirúrgico.

3- O que causa fibroadenomas?

As causas são desconhecidas. Sabe-se que são mais comuns na juventude, podem crescer com a gravidez e a lactação e regredir novamente depois.

4- Quais são os sinais e sintomas dos fibroadenomas?

Em geral são massas ovais, lisas e móveis que crescem até 2 a 3 cm no tecido mamário e podem desaparecer por conta própria, diminuir ou aumentar. 

Se aumentarem ou mudarem de aspecto / categoria radiológica, a remoção cirúrgica pode ser uma opção.

5- Como um fibroadenoma é diagnosticado?

A própria paciente pode perceber nódulos ou alterações na mama. Alguns fibroadenomas são pequenos demais para serem palpáveis e são achados incidentais aos exames de imagem ( mamografia ou ultrassom). Em alguns casos pode ser indicada biópsia por agulha para confirmar.

6- Como os fibroadenomas são tratados?

Alguns fibroadenomas diminuem de tamanho ou desaparecem sem tratamento. Se não houver suspeita de câncer, pode ser recomendado seguimento semestral com exames clínico e imagem a cada seis meses pelos próximos dois anos, para monitorar a estabilidade do fibroadenoma.

7- Posso ter fibroadenomas mais de uma vez?

As mulheres que são propensas a formar fibroadenomas geralmente formam mais de um.

8- Como posso prevenir fibroadenomas?

Infelizmente, você não pode fazer nada para diminuir o risco de fibroadenomas. 

É possível, entretanto, adotar um estilo de vida que reduza o risco de câncer de mama ou que favoreça o diagnóstico precoce da doença, tais como:

  • Abster-se de álcool ou beber com moderação;
  • Ficar atenta a alterações no aspecto das mamas;
  • Consultas regulares com Ginecologia ou Mastologia;
  • Adotar uma dieta saudável, praticar exercícios com regularidade e manter um peso saudável.

9- Qual é o prognóstico de mulheres com fibroadenomas?

A maioria das mulheres com fibroadenomas ou outras doenças benignas da mama não desenvolve câncer de mama. Siga a rotina e a periodicidade de exames prescrita pelo seu mastologista e agende uma reavaliação se surgirem:

  • Alterações mamárias denotando crescimento no fibroadenoma;
  • Novos nodulações ao autoexame;
  • Descarga ou erupção do mamilo.

A Mastologia é uma de nossas áreas de atuação dentro da Oncologia Cirúrgica. Entre em contato conosco para mais informações sobre consultas e agendamentos.

@dracintiabatista