Você deve buscar uma segunda opinião para o seu tratamento de câncer?

Por: Cintia Batista em 02/03/2024 Cirurgia Oncológica

Receber o diagnóstico (ou suspeita) de câncer pode ser assustador e avassalador. É natural que, enquanto você toma todas as medidas necessárias ao sucesso do tratamento, surjam questionamentos sobre os processos, tais como:

“Estou mesmo fazendo tudo certo ?
“Isto realmente é o melhor a ser feito?”
“Um tratamento diferente poderia trazer melhores resultados?”

Neste cenário, obter uma segunda opinião médica pode ajudá-lo a recobrar a tranquilidade e a confiança. Explicamos a seguir por que consultar outro especialista em câncer quase sempre vale a pena e como você pode começar.

Os benefícios de uma segunda opinião

Antes de tomar uma grande decisão na vida, a maioria de nós coleta o máximo de informações, vindas de diversas fontes, correto? Quando se planeja ou se inicia o tratamento de câncer é a mesma coisa.

Um olhar diferente, durante uma consulta com um segundo médico pode revelar nuances importantes sobre seu diagnóstico, incluindo seu tipo de câncer, estágio e localização. Ao emitir uma segunda opinião, o médico revisará o plano de tratamento das consultas prévias e pode trazer outras opções terapêuticas ainda não discutidas. Em tipos mais raros, menos frequentes de câncer, ou em apresentações clínicas atípicas, esta pluralidade de opções terapêuticas é de grande valor na tomada de decisões.

Um obstáculo que pode surgir na compreensão da importância da segunda opinião é o desejo (ou ansiedade) do paciente de querer iniciar o tratamento o mais rápido possível. Entenda que, salvo em situações excepcionais, como emergências oncológicas, quase sempre há tempo hábil para outro especialista avaliar o seu caso, sem prejuízo ao sucesso do tratamento.

Não tenha receio de conversar com seu médico

Alguns pacientes receiam que a busca por outra opinião denote falta de confiança ou aborreça o médico que primeiro o avaliou ou o oncologista que o está tratando no momento. Quanto a isso, fique tranquilo, pois é uma situação normal, corriqueira e – este texto é a prova disso – estimulada pelos Oncologistas. A maioria dos especialistas apoia e até prefere os pacientes que se engajam na busca de informações e opções sobre o seu tratamento. Portanto, não tenha medo de trazer a idéia de uma segunda opinião durante a consulta com seu médico atual.

Como obter uma segunda opinião

O melhor momento para procurar uma segunda opinião é antes de iniciar o tratamento, mas em qualquer momento da terapia instituída você pode buscar as informações ou confirmações necessárias para seguir com tranquilidade.
Você pode inclusive solicitar ao seu primeiro médico recomendações sobre quem consultar, buscar indicações de parentes e amigos ou pesquisar opções locais por conta própria.

Se após a leitura deste texto você acredita que uma avaliação ou consulta de segunda opinião pode ser útil para o seu caso, não hesite em nos contactar.

@dracintiabatista