Você NÃO precisa de ALIMENTOS ORGÂNICOS

para reduzir seu risco de câncer

Por: Cintia Batista em 26/02/2024 Reduza seu risco de câncer

NÃO HÁ evidências de que os produtos orgânicos sejam mais ricos em nutrientes ou que ajudem a melhor ‘prevenir’ o câncer do que frutas e vegetais cultivados de maneira convencional.
Além disso, muitas pessoas optam pelo consumo de alimentos orgânicos (e pagam mais caro por isso) convictas de que os pesticidas utilizados na agricultura convencional aumentam o risco de câncer ou de outras doenças, mas também não há evidência de que isso seja uma realidade.

Uma revisão sistemática de  mais de 90.000 (!!!) artigos de periódicos e estudos ao longo de 50 anos (ufa!), publicados no American Journal of Clinical Nutrition *, concluiu que “faltam evidências para efeitos de saúde superiores relacionados à nutrição que resultam do consumo de alimentos produzidos organicamente”.

A Unidade de Epidemiologia do Câncer de Oxford também chegou à conclusão semelhante. 

No ‘Million Women Study’ **, os pesquisadores perguntaram a cerca de 600.000 mulheres com 50 anos ou mais se elas comiam alimentos orgânicos. Eles analisaram quantas das mulheres desenvolveram 16 dos tipos mais comuns de câncer em um período de nove anos após a pesquisa. 

Vem comigo…

Os cientistas não encontraram diferença no risco geral de câncer ao comparar 180.000 mulheres que relataram NUNCA comer alimentos orgânicos, com cerca de 45.000 mulheres que consumiram alimentos de cultivo orgânico de forma regular. 

Ou seja, não houve evidências de que o risco geral de câncer de uma mulher era REDUZIDO se ela consumisse de forma regular alimentos orgânicos.

O marketing criado em torno do mito da superioridade dos orgânicos (e dos supostos riscos da produção convencional) podem até mesmo levar os consumidores de mais baixa renda a reduzir sua ingesta de frutas e vegetais, porque não têm dinheiro para bancar os orgânicos e acreditam que os produtos da agricultura convencional trazem prejuízos à sua saúde.

Considerando que vivemos em um país em que a baixa renda ainda impede o acesso a alimentação balanceada, fazer apologia de orgânicos em detrimento do cultivo convencional não faz o menor sentido, concordam ?

Então, seja orgânico ou não, aumente seu consumo diário de vegetais para duas a cinco porções e – caso ainda esteja preocupado(a) com resíduos de pesticidas em frutas e vegetais – lave-os adequadamente antes de consumir.

“ Vamos deixar uma coisa clara: 

o selo orgânico é uma ferramenta de marketing. 

Não diz nada sobre nutrição ou qualidade”

Dan Glickman, secretário da Departamento de Agricultura dos Estados Unidos de 1995 a 2011


Eu consumo alimentos orgânicos porque os considero mais saborosos e como forma de incentivar os pequenos produtores e o modelo familiar de agricultura na minha comunidade. 

Não é porque os considero mais saudáveis ou ‘livre de agrotóxicos’. Aliás, o cultivo de alimentos orgânicos pode usar pesticidas naturais tão ou mais deletérios que os sintéticos, como o sulfato de cobre utilizado para combater fungos em plantações. Além disso, uma reflexão que faço é : como alimentar 7 bilhões de pessoas sem emprego de agricultura em larga escala? Que fração da população tem condições de consumir apenas alimentos com o selo “orgânico”?

Se você acredita em Medicina Baseada em Evidências e este texto foi interessante para você, compartilhe com seus amigos!

Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.

@dracintiabatista