WINE NOT?

Descubra a relação entre o vinho e risco de câncer

Por: Cintia Batista em 26/02/2024 Reduza seu risco de câncer

Muitas pessoas acreditam que a ingesta de vinho tinto não carrega os efeitos deletérios dos destilados e outros tipos de bebida alcóolica. 

Ou seja, o vinho tinto seria uma ‘exceção’ – uma vez que não está tão associado ao aumento de risco de câncer, esta bebida  teria  limites recomendados de ingestão, digamos, mais seguros e flexíveis.

Será mesmo que estamos liberados para beber vinho tinto mais à vontade, sem receios de prejuízo à nossa saúde?

Sabe-se que uvas são ricas em antioxidantes naturais como o resveratrol e as proantocianidinas (uma classe de polifenóis), as quais reduzem o dano oxidativo das células, diminuem o acúmulo de radicais livres e trazem benefícios à saúde. 

Ainda que estes achados não tenham resultado em recomendações “oficiais” para o consumo , um trabalho publicado em 2018 na revista científica Nature estabeleceu uma relação positiva entre o vinho tinto e proteção contra doenças cardiovasculares, ateroesclerose, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. 

Por isso, muito se ouve falar que o vinho “faz bem ao coração”.

Portanto, vinho tinto e seus antioxidantes naturais teriam, por extensão, propriedades anticancerígenas, correto?

ERRADO!

A partir da descoberta desses efeitos antioxidantes, antiinflamatorios e lipido-reguladores foi sugerido que o benefício se estenderia à prevenção de neoplasias, conferindo ao vinho tinto propriedades anticancerígenas. Esse pressuposto ou hipótese, entretanto, não se confirmou e até o momento não há evidências científicas consistentes de que o consumo regular de vinho tinto previna o câncer.

Uvas in natura e frutas vermelhas são melhores fontes de resveratrol do que o vinho tinto e devido aos riscos à saúde relacionados ao consumo de álcool, obter antioxidantes da dieta parece ser mais saudável do que beber vinho. 

De qualquer maneira, se for para escolher entre os vários tipos de bebidas alcóolicas disponíveis, o vinho tinto parece ser a melhor escolha, concordam? Como enófila assumida, eu adoro experimentar tudo – obviamente em pequenas quantidades. 

Não esqueça de enviar este texto para os amigos com quem você adora beber um vinho e lembre-se que a chave é a MODERAÇÃO.

Somos um consultório Oncologia e Cirurgia cujo propósito, além de excelência em assistência e cuidados médicos, é ampliar a consciência das pessoas sobre o CÂNCER. Fazemos isto divulgando textos e informações baseados em Evidências Científicas, para que mais pessoas façam escolhas acertadas em saúde e reduzam seu risco de câncer ao longo da vida.

@dracintiabatista